PROPOSTA DE EXPERIMENTOS UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO SOBRE O CONTEÚDO DE MÁQUINAS SIMPLES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15545Palavras-chave:
Experimento. Aprendizagem. Construção. Conhecimento. Física.Resumo
Este artigo destaca a importância de produzir e utilizar experimentos de baixo custo como recursos educacionais no processo de ensino-aprendizagem em Física no ensino médio. O objetivo é desenvolver experimentos pré-selecionados para serem usados como ferramentas educacionais em aulas do 1º ano do ensino médio, com o intuito de ensinar conceitos fundamentais sobre os Princípios da Dinâmica, especificamente através da construção e demonstração de experimentos sobre Máquinas Simples. Os experimentos a serem construídos incluem a Alavanca, Polia e Plano Inclinado. Ao aplicar esses experimentos, foi possível introduzir o conteúdo de forma contextualizada, mostrando a importância da Física desde os tempos antigos até os dias atuais. Espera-se que, após a implementação desses experimentos, os alunos do 1º ano do ensino médio demonstrem maior interesse pela Física, e que haja um aumento na discussão teórica sobre a aplicação dos experimentos nesse contexto educacional, desenvolvendo habilidades práticas relacionadas ao conteúdo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY