INTRODUÇÃO À TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL MEDIADO POR JOGO DIDÁTICO

Autores

  • Kelly Krystinne Silva de Meneses Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL
  • Maria Josielma Santos da Conceição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL
  • Geovane dos Santos Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL
  • Felipe Alexandre Medeiros de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10433

Palavras-chave:

Ensino da Física. Jogos Didáticos. Teoria da Relatividade.

Resumo

Este artigo ressalta a importância da utilização de jogos educativos como recurso de apoio didático no processo ensino aprendizagem, e tem como objetivo a aplicação de um jogo previamente selecionado a ser utilizado como recurso didático nas turmas do 3° do ensino médio para se trabalhar os conceitos fundamentais que norteiam a Teoria da Relatividade Especial. Com características que versam sobre a ludicidade, apresentada de forma bem estruturada, o docente realizará uma avaliação diagnóstica qualitativa junto aos discentes, no intuito de caracterizar os conhecimentos prévios relevantes para se aprender essa teoria, relacionados aos conteúdos de Mecânica, Termologia, Óptica, Ondulatória e Eletromagnetismo. Para uma posterior elaboração das questões que serão abordadas na adaptação do jogo tradicionalmente conhecido como ROLETA.  Com isso, espera-se que após a aplicação do jogo, nas turmas do 3° ano do ensino médio, obtenha-se como resultado despertar nos alunos o interesse pela Teoria da Relatividade, bem como contribuir para a ampliação da discussão teórica sobre a aplicação de jogos educativos durante o referido processo.

Biografia do Autor

Kelly Krystinne Silva de Meneses, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL

Graduanda em Licenciatura em Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL.

Maria Josielma Santos da Conceição, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL

Graduanda em Licenciatura em Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL.

Geovane dos Santos Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL

Graduando em Licenciatura em Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL.

Felipe Alexandre Medeiros de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL

Mestre em Ensino de Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

Meneses, K. K. S. de, Conceição, M. J. S. da, Vieira, G. dos S., & Freitas, F. A. M. de. (2023). INTRODUÇÃO À TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL MEDIADO POR JOGO DIDÁTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2578–2585. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10433