GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA: ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA O APRIMORAMENTO DO APRENDIZADO EM AMBIENTES CARCERÁRIOS

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Universidade Catolica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11643

Palavras-chave:

Gamificação, Ensino de Física, Ensino de Química, Ambientes Carcerários, Educação Prisional.

Resumo

Este artigo visa investigar a implementação da gamificação no ensino de Física e Química em ambientes prisionais, explorando estratégias inovadoras para melhorar o aprendizado e o engajamento dos detentos. Utilizando jogos educacionais como ferramentas pedagógicas, o estudo propõe uma abordagem interativa e motivadora para o ensino dessas disciplinas em contextos desafiadores. O artigo discute a integração de elementos de jogos, como desafios, recompensas e competições, no currículo educacional, destacando sua influência positiva na participação ativa dos alunos. Além disso, são apresentados casos de sucesso, evidenciando a eficácia da gamificação no aumento do interesse dos detentos pelas ciências. As descobertas deste estudo oferecem insights valiosos para educadores, gestores prisionais e pesquisadores interessados em promover a reabilitação e a educação em ambientes correcionais. Para tanto, a metodologia adotada foi o ensaio teórico que consistiu em uma análise e síntese crítica de estudos sobre o tema. Por fim, conclui-se que, a gamificação não deve ser vista como uma exceção, mas como uma norma, não apenas para o ensino de Física e Química, mas para todas as disciplinas nas prisões

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Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Universidade Catolica de Pernambuco

Professora da Escola Estadual Irmã Dulce - Penitenciária Feminina de Abreu e Lima/PE.   Especialista em Mídias da Educação (UFRPE).

 

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Publicado

2023-11-03

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F. (2023). GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA: ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA O APRIMORAMENTO DO APRENDIZADO EM AMBIENTES CARCERÁRIOS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 546–559. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11643