AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFAL/CAMPUS PIRANHAS

Autores

  • Wandeyres Pereira Franco Instituto Federal de Alagoas – IFAL image/svg+xml
  • Eli da Silva Alves Instituto Federal de Alagoas – IFAL image/svg+xml
  • Yasmim Lorrayny Campos da Silva Instituto Federal de Alagoas – IFAL image/svg+xml
  • Maria Larisse Lima Lisboa Instituto Federal de Alagoas – IFAL image/svg+xml
  • Erilaine Barreto Peixoto Instituto Federal de Alagoas – IFAL image/svg+xml
  • Felipe Alexandre Medeiros de Freitas Instituto Federal de Alagoas – IFAL image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13658

Palavras-chave:

Formação Docente. Ensino de Física. Relato de experiência.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiências vivenciadas no programa institucional de bolsa de iniciação à docência- PIBID, desenvolvidas entre novembro de 2022 a abril de 2024, no Instituto Federal de Alagoas – IFAL, Campus Piranhas, com discentes do Curso de Licenciatura em Física. As atividades descritas neste relato permitem uma reflexão sobre as contribuições do PIBID para a formação docente, além de apresentar um pouco do contexto em que se encontra o ensino de Física no Brasil.  Exploramos as atividades desenvolvidas durante essa jornada que envolvem produção acadêmica, planejamento de aula, elaboração de experimentos e as contribuições dos nossos supervisores. Busca-se de algum modo contribuir para que outros estudantes considerem participar do PIBID, reconhecendo suas contribuições no processo de aprendizagem do futuro docente.

Biografia do Autor

Wandeyres Pereira Franco, Instituto Federal de Alagoas – IFAL

Graduanda do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas – IFAL. 

Eli da Silva Alves, Instituto Federal de Alagoas – IFAL

Graduando do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas – IFAL. 

Yasmim Lorrayny Campos da Silva, Instituto Federal de Alagoas – IFAL

Graduanda do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas – IFAL. 

Maria Larisse Lima Lisboa, Instituto Federal de Alagoas – IFAL

Graduanda do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas – IFAL. 

Erilaine Barreto Peixoto, Instituto Federal de Alagoas – IFAL

Professora do Instituto Federal de Alagoas – IFAL. 

Felipe Alexandre Medeiros de Freitas, Instituto Federal de Alagoas – IFAL

Professor do Instituto Federal de Alagoas – IFAL. 

 

Downloads

Publicado

2024-04-26

Como Citar

Franco, W. P., Alves, E. da S., Silva, Y. L. C. da, Lisboa, M. L. L., Peixoto, E. B., & Freitas, F. A. M. de. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFAL/CAMPUS PIRANHAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1387–1396. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13658