ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM ARQUITETURA E URBANISMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • João Paulo Lucchetta Pompermaier Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC
  • Anna Freitas Portela de Souza Pimenta Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC
  • Lizandra Garcia Lupi Vergara Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10781

Palavras-chave:

Estágio docente. Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Projeto de Interiores.

Resumo

O estágio de docência enquanto parte constituinte da formação da pós-graduação (mestrado e doutorado) é um importante instrumento para desenvolvimento de práticas educativas, fazendo uma relação entre teoria e prática. Permite identificar metodologias de ensino, técnicas, instrumentos e recursos diversos, por meio da observação e reprodução de práticas educacionais. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de ensino realizado durante o estágio de docência no ensino superior. A metodologia adotada é de caráter descritivo, relatando as atividades desenvolvidas na disciplina de projeto de interiores, no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O estágio foi realizado durante o primeiro semestre letivo de 2023. A estratégia metodológica da disciplina envolveu aulas expositivas e dialogadas e visitas externas, e por se tratar de uma disciplina teórico-prática, permitiu que o mestrando participasse ativamente das discussões realizadas em sala de aula, contribuindo para a formação dos alunos e ampliando seus próprios conhecimentos na área. O estágio de docência foi um processo importante na formação do mestrando, aproximando-o da realidade do professor do ensino superior e despertando seu real interesse e compromisso pela formação de qualidade dos futuros arquitetos e urbanistas.

Biografia do Autor

João Paulo Lucchetta Pompermaier, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Anna Freitas Portela de Souza Pimenta, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  

Lizandra Garcia Lupi Vergara, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Pompermaier, J. P. L., Pimenta, A. F. P. de S., & Vergara, L. G. L. (2023). ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM ARQUITETURA E URBANISMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 1971–1980. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10781