ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM ARQUITETURA E URBANISMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10781Palavras-chave:
Estágio docente. Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Projeto de Interiores.Resumo
O estágio de docência enquanto parte constituinte da formação da pós-graduação (mestrado e doutorado) é um importante instrumento para desenvolvimento de práticas educativas, fazendo uma relação entre teoria e prática. Permite identificar metodologias de ensino, técnicas, instrumentos e recursos diversos, por meio da observação e reprodução de práticas educacionais. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de ensino realizado durante o estágio de docência no ensino superior. A metodologia adotada é de caráter descritivo, relatando as atividades desenvolvidas na disciplina de projeto de interiores, no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O estágio foi realizado durante o primeiro semestre letivo de 2023. A estratégia metodológica da disciplina envolveu aulas expositivas e dialogadas e visitas externas, e por se tratar de uma disciplina teórico-prática, permitiu que o mestrando participasse ativamente das discussões realizadas em sala de aula, contribuindo para a formação dos alunos e ampliando seus próprios conhecimentos na área. O estágio de docência foi um processo importante na formação do mestrando, aproximando-o da realidade do professor do ensino superior e despertando seu real interesse e compromisso pela formação de qualidade dos futuros arquitetos e urbanistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY