A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES URBANAS E CULTURAIS NOS MUNDOS VIRTUAIS: O PAPEL DO ARQUITETO E URBANISTA NA CENOGRAFIA DE JOGOS DIGITAIS

Autores

  • Bianca Rocha Carvalho Faculdade Independente do Nordeste
  • Thiago Pedroso Faculdade Independente do Nordeste
  • Philipe do Prado Santos Faculdade Independente do Nordeste

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21472

Palavras-chave:

Arquitetura Cenográfica. Arquitetura de jogos digitais. Cenografia virtual.

Resumo

À medida que se observa a evolução digital, é possível também analisar as interversões realistas necessárias no universo digital, sendo assim, é imprescindível analisar a construção de identidades urbanas e culturais nos mundos virtuais, destacando o papel do arquiteto e urbanista na cenografia de jogos digitais. Partindo da crescente relevância dos ambientes virtuais na sociedade contemporânea, busca-se compreender como esses espaços podem transmitir referências culturais autênticas e evitar estereótipos. O objetivo geral é analisar o papel do arquiteto e urbanista na concepção dos espaços virtuais, especificamente em jogos digitais, de forma a ampliar a profissão para além do ambiente físico e enriquecer os jogos com representações genuínas. A pesquisa possui natureza aplicada, exploratória, qualitativa e bibliográfica, estruturada em etapas de levantamento e análise de estudos científicos, correlação teórica entre arquitetura e ambientação digital e identificação das possibilidades de atuação do arquiteto nesse campo. Os resultados indicam que a inserção desse profissional no mercado de jogos é viável e necessária, pois seus conhecimentos espaciais, históricos e urbanísticos aprimoram a ambientação, tornando-a mais realista e imersiva. Conclui-se que a pesquisa contribui para expandir o campo da arquitetura e do urbanismo diante das transformações tecnológicas, abrindo novas perspectivas de atuação interdisciplinar e consolidando o papel do arquiteto no universo digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Rocha Carvalho, Faculdade Independente do Nordeste

Discente de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR.  

Thiago Pedroso, Faculdade Independente do Nordeste

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Salvador (2015). Especialista em Docência Superior pela Unyleya (2019). Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR. 

Philipe do Prado Santos, Faculdade Independente do Nordeste

MBA em Gestão de Obras na Construção Civil pela AVM Faculdade Integrada (2016). Bacharel em Engenharia Civil (2014) e bacharel em Administração (2015) pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC de Vitória da Conquista. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR - 2017). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade UniBF (2023). Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR.

Downloads

Publicado

2025-10-13

Como Citar

Carvalho, B. R., Pedroso, T., & Santos, P. do P. (2025). A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES URBANAS E CULTURAIS NOS MUNDOS VIRTUAIS: O PAPEL DO ARQUITETO E URBANISTA NA CENOGRAFIA DE JOGOS DIGITAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1885–1905. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21472