ARQUITETURA SENSORIAL: ESPAÇOS QUE REGULAM ESTÍMULOS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Luane Maria Oliveira Nascimento FAINOR
  • Erika Alezard Ostermann FAINOR
  • Philipe do Prado Santos FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21283

Palavras-chave:

Desempenho acadêmico. Espaços de aprendizagem. Inclusão escolar. Neuroarquitetura. Regulação sensorial.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo compreender como a arquitetura sensorial pode contribuir para o desenvolvimento de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no ambiente escolar. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, exploratória e de abordagem qualitativa, fundamentada em autores da neurociência, da pedagogia e da arquitetura. A investigação analisa os efeitos da arquitetura sensorial sobre o corpo humano, as características do TDAH, o impacto desse transtorno no processo de aprendizagem e as estratégias arquitetônicas que podem favorecer a inclusão escolar. Os resultados apontam que a integração de elementos sensoriais, como iluminação natural, conforto acústico, organização espacial e uso de cores adequadas, contribui para a regulação de estímulos, o aumento da concentração e o bem-estar das crianças com TDAH. Conclui-se que ambientes escolares projetados a partir dos princípios da arquitetura sensorial podem minimizar sobrecargas cognitivas, estimular a criatividade e favorecer a socialização, promovendo assim um espaço mais inclusivo e eficiente para o aprendizado.

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Biografia do Autor

Luane Maria Oliveira Nascimento, FAINOR

Discente de Arquitetura e Urbanismo na - Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR.

Erika Alezard Ostermann, FAINOR

Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Independe do Nordeste – FAINOR. Arquiteta pela Universidad Simón Bolívar (USB), Caracas, Venezuela, e Mestre em Arquitetura e Urbanismo na área de Conservação e Restauro pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Philipe do Prado Santos, FAINOR

Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR. MBA em Gestão de Obras na Construção Civil pela AVM Faculdade Integrada (2016). Bacharel em Engenharia Civil (2014) e bacharel em Administração (2015) pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC de Vitória da Conquista. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR 2017). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade UniBF (2023).

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Publicado

2025-10-02

Como Citar

Nascimento, L. M. O., Ostermann, E., & Santos, P. do P. (2025). ARQUITETURA SENSORIAL: ESPAÇOS QUE REGULAM ESTÍMULOS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 237–255. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21283