VIA TRANSBRASÍLIA: UM CAMINHO PARA UMA CIDADE MAIS INCLUSIVA E SUSTENTÁVEL? UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO DOTS NA FUTURA VIA TRANSBRASÍLIA

Autores

  • Amanda Karen Macedo Xavier Universidade de Brasília - UnB
  • Bruna da Cunha Kronenberger Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9013

Palavras-chave:

Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável. Via TransBrasília. Vitalidade Urbana. Transporte Ativo. Uso Misto do Solo.

Resumo

O urbanismo rodoviarista do século XX aumentou as distâncias físicas e sociais nas cidades e agravou os problemas ambientais. Brasília, campo de experimentações do urbanismo moderno, não ficou de fora desse cenário e atualmente sofre com o espraiamento, a Via TransBrasília surge para conectar as Regiões Administrativas do eixo sul entre si e ao centro da capital. Este artigo propõe um estudo investigativo e avaliador do potencial de aplicação do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) no futuro projeto da via, baseado nas Diretrizes Urbanísticas da Via TransBrasília (DIUR 03/2018) e analisado em duas etapas: “8 Princípios de um projeto DOTS: a Via TransBrasília se adequa a esses requisitos?” e “Etapas para a implementação de políticas e projetos DOTS”.

Biografia do Autor

Amanda Karen Macedo Xavier, Universidade de Brasília - UnB

Arquiteta e Urbanista pela Universidade de Brasília - UnB Pós-graduação em Arquitetura e Patrimônio - Faculdade Nova Iguaçu Pós-Graduação em Design de Interiores - Faculdade Anhanguera

Bruna da Cunha Kronenberger, Universidade de Brasília - UnB

Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB). Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da FAU/UnB (PPG/FAU/UnB). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (PósARQ/UFSC). Especialista em Geoprocessamento Ambiental pelo Instituto de Geociências da UnB (IG/UnB). Integra o Grupo de Pesquisa Dimensões Morfológicas do Processo de Urbanização (DIMPU; Coord. Prof. Dr. Frederico de Holanda) e o Centro de Estudos de Espaços Públicos (Coord. Profa. Dra. Gabriela Tenorio). Atuou na Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação (SEGETH) como Arquiteta e Urbanista na Diretoria de Diretrizes Urbanísticas (DIRUR), da Coordenação de Instrumentos de Apoio a Gestão, Auditoria e Controle (COINST), da Subsecretaria de Gestão Urbana (SUGEST). 

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

Xavier, A. K. M. ., & Kronenberger, B. da C. . (2023). VIA TRANSBRASÍLIA: UM CAMINHO PARA UMA CIDADE MAIS INCLUSIVA E SUSTENTÁVEL? UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO DOTS NA FUTURA VIA TRANSBRASÍLIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1785–1807. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9013