UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO MODELO ATÔMICO DE BÖHR NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • João Pedro Santana Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologias Alagoas. IFAL
  • Felipe Alexandre Medeiros de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, IFAL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10437

Palavras-chave:

Modelo atômico de bohr. Simuladores. Estrutura atômica. Órbitas. Energia Quantizada. transições de energia.

Resumo

O modelo atômico de Bohr, proposto por Niels Bohr em 1913, descreve o átomo como um núcleo central positivo, composto por prótons e nêutrons, cercado por elétrons que se movem em órbitas discretas ao redor do núcleo. As órbitas são quantizadas, o que significa que os elétrons só podem estar em determinados níveis de energia específicos. Os simuladores permitem visualizar e explorar o modelo de Bohr de forma interativa. Eles geralmente apresentam representações gráficas dos átomos, permitindo ajustar os níveis de energia e observar como os elétrons se movem entre eles. Além disso, podem ser usados para simular a emissão e absorção de energia pelos elétrons, ajudando a compreender os espectros de emissão e absorção. Esses simuladores oferecem uma maneira prática e visualmente atrativa de explorar o modelo atômico de Bohr, permitindo aos estudantes entender melhor os conceitos fundamentais da estrutura atômica. Eles podem ser usados como ferramentas educacionais complementares em aulas de física, auxiliando na compreensão do comportamento dos elétrons e das propriedades dos elementos químicos.

Biografia do Autor

João Pedro Santana Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologias Alagoas. IFAL

Graduando em licenciatura em Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologias Alagoas. IFAL. 

Felipe Alexandre Medeiros de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, IFAL

Mestre em Ensino de Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, IFAL. 

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

Santos, J. P. S., & Freitas, F. A. M. de. (2023). UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO MODELO ATÔMICO DE BÖHR NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2610–2622. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10437