ANÁLISE DOS MODELOS DE NEGÓCIOS EMPREGADOS NA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA E NO MERCADO DE ENERGIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15244Palavras-chave:
Energias Renováveis. Geração distribuída. Modelo de negócios.Resumo
A grande expansão do uso de energias renováveis mudou a visão do setor de energia para uma rede elétrica mais diversificada, introduzindo os conceitos de geração distribuída, que impôs novos desafios técnicos, regulatórios e mercadológicos. O presente trabalho visa analisar o avanço da geração distribuída (GD) no Brasil, enfatizando a relevância de inovações tecnológicas e políticas públicas na promoção de energias renováveis, destacando o início do desenvolvimento do setor elétrico brasileiro na década de 2000 e a regulamentação da GD pela resolução REN 482/2012, finalizando com a comparação com os principais líderes globais como China, Estados Unidos, Japão e Alemanha. O estudo discute ainda os ambientes de contratação regulada e livre no Brasil, e como estes impactam a comercialização de energia, a partir dos dados de 2023, cujo crescimento expressivo da geração distribuída destaca-se um aumento da energia eólica e solar, demonstrando que pesquisa, baseada em revisões bibliográficas e estudos de caso, o modelo de negócio eficiente é crucial para maximizar os benefícios da GD. Examina também diferentes modelos, como o utility-side e third-party, e a posição do Brasil no contexto global, apontando seu potencial e desafios, especialmente regulatórios. Conclui que, embora o Brasil tenha capacidade para expandir a GD, enfrenta barreiras que exigem regulamentações mais flexíveis para promover novas tecnologias e o crescimento do setor.
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