INTRODUÇÃO AO MAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO DE FORMA PRÁTICA E EXPERIMENTAL

Autores

  • Geovane dos Santos Vieira Instituto Federal de Alagoas
  • Leidson Luís de Farias Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Antônio Jorge Dantas Farias Júnior Instituto Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15381

Palavras-chave:

Magnetismo. Ensino Médio. Experimentos práticos.

Resumo

Este estudo tem como objetivo explorar o ensino do magnetismo no ensino médio, com foco na compreensão aprofundada dos fenômenos físicos por meio de experimentos práticos, acessíveis e de baixo custo. Este trabalho destaca a necessidade de superar as dificuldades associadas ao ensino de Física, especialmente no que tange à compreensão dos conceitos por parte dos alunos e propõe metodologias que tornem o aprendizado eficaz e significativo. O referencial teórico revisa a evolução histórica do magnetismo, desde suas origens na Grécia antiga até as contribuições de cientistas como Gilbert, Descartes, Faraday e Maxwell, discutindo os desafios pedagógicos envolvidos no ensino de Física e Matemática no ensino médio.

Biografia do Autor

Geovane dos Santos Vieira, Instituto Federal de Alagoas

Geovane dos Santos Vieira[1]

 

[1]Graduando em Física, Instituto Federal de Alagoas, IFAL, Campus Piranhas.

Leidson Luís de Farias Santos, Instituto Federal de Alagoas

Graduando em Física, Instituto Federal de Alagoas, IFAL, Campus Piranhas.

Antônio Jorge Dantas Farias Júnior, Instituto Federal de Alagoas

Orientador e Docente Efetivo: Instituto Federal de Alagoas IFAL, Campus Piranhas.

Downloads

Publicado

2024-08-27

Como Citar

Vieira, G. dos S., Santos, L. L. de F., & Farias Júnior, A. J. D. (2024). INTRODUÇÃO AO MAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO DE FORMA PRÁTICA E EXPERIMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3521–3529. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15381