MANUAL DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8047Palavras-chave:
Aulas Práticas. Metodologia ativa. Ferramentas de ensino.Resumo
O estudo teórico sustentado apenas em aulas expositivas e livros didáticos limitam o aprendizado do aluno na apreciação de figuras bidimensionais e experiências de terceiros, o que não provoca interesse suficiente no aluno para se esforçar em adquirir conhecimento significativo e constante. Dessa maneira, esta pesquisa trata-se da elaboração de um manual de aulas práticas para o conteúdo de Ciências e Biologia em um único acervo, para Ensino Médio e Fundamental II. Para a construção do roteiro, foram selecionadas sete matérias, sendo elas: Botânica, Ecologia, Fisiologia Humana, Genética, Microbiologia, Química e Zoologia. O levantamento das práticas levou em consideração alguns critérios, de modo que, os critérios de exclusão foram: (i) práticas que requerem equipamentos sofisticados e caros, (ii) experimentos que façam uso de animais ou substâncias perigosas, como ácidos voláteis e os critérios de inclusão foram: (i) o nível de abordagem de conteúdo, priorizando as que abordem o máximo possível, (ii) a coerência com as DCNs, (iii) baixo custo ou simplicidade de execução. A literatura mostra que a maior parte da não execução é devido à falta de tempo dos professores em pesquisar e selecionar experimentos cabíveis no contexto escolar que trabalham. O potencial pedagógico das aulas práticas é evidente na aquisição de conhecimento científico do aluno. Dessa forma, conclui-se que a criação de um único acervo com práticas é uma ferramenta facilitadora para o professor encontrar experimentos dos conteúdos de Ciências e Biologia e inovar as aulas, intermediando o processo de ensino-aprendizagem com a aprendizagem significativa do aluno.
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