MANUAL DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Carolina Sayuri Nakada Centro Universitário de Patos de Minas
  • Jeyson Césary Lopes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8047

Palavras-chave:

Aulas Práticas. Metodologia ativa. Ferramentas de ensino.

Resumo

O estudo teórico sustentado apenas em aulas expositivas e livros didáticos limitam o aprendizado do aluno na apreciação de figuras bidimensionais e experiências de terceiros, o que não provoca interesse suficiente no aluno para se esforçar em adquirir conhecimento significativo e constante. Dessa maneira, esta pesquisa trata-se da elaboração de um manual de aulas práticas para o conteúdo de Ciências e Biologia em um único acervo, para Ensino Médio e Fundamental II. Para a construção do roteiro, foram selecionadas sete matérias, sendo elas: Botânica, Ecologia, Fisiologia Humana, Genética, Microbiologia, Química e Zoologia. O levantamento das práticas levou em consideração alguns critérios, de modo que, os critérios de exclusão foram: (i) práticas que requerem equipamentos sofisticados e caros, (ii) experimentos que façam uso de animais ou substâncias perigosas, como ácidos voláteis e os critérios de inclusão foram: (i) o nível de abordagem de conteúdo, priorizando as que abordem o máximo possível, (ii) a coerência com as DCNs, (iii) baixo custo ou simplicidade de execução. A literatura mostra que a maior parte da não execução é devido à falta de tempo dos professores em pesquisar e selecionar experimentos cabíveis no contexto escolar que trabalham. O potencial pedagógico das aulas práticas é evidente na aquisição de conhecimento científico do aluno. Dessa forma, conclui-se que a criação de um único acervo com práticas é uma ferramenta facilitadora para o professor encontrar experimentos dos conteúdos de Ciências e Biologia e inovar as aulas, intermediando o processo de ensino-aprendizagem com a aprendizagem significativa do aluno.

Biografia do Autor

Carolina Sayuri Nakada, Centro Universitário de Patos de Minas

Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Patos de Minas.

Jeyson Césary Lopes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Nakada, C. S. ., & Lopes, J. C. . (2022). MANUAL DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(12), 557–578. https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8047