EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA QUÍMICA: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO EM MASSAPÊ-CE

Autores

  • José Romuasley Rodrigues Bispo UEVA
  • Glaydson Leandro Farias Mendonça UEVA
  • João Batista Araujo da Silva Junior UECE
  • Lauro Araujo Mota UECE
  • Ana Paula Araújo Mota UECE
  • Dráulio Sales da Silva UFC
  • Rodolfo de Melo Nunes UNIFAMETRO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20277

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Ensino Médio. Química. Sustentabilidade.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é essencial para enfrentar desafios ambientais globais e locais, como desmatamento e desertificação, especialmente no Ceará, onde a escassez hídrica é crítica. Este estudo analisa as percepções dos alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas estaduais de Massapê-CE sobre a EA na disciplina de Química. Utilizando uma abordagem quantitativa-descritiva, um questionário com 10 questões de múltipla escolha foi aplicado a 200 alunos de três escolas (A, B e C) em agosto de 2024. Os resultados mostram que 61% dos alunos reconhecem a importância da EA, mas 50% consideram seu impacto limitado devido à abordagem fragmentada, com 82,5% desejando mais projetos e 75% solicitando mais palestras. A falta de recursos e formação docente dificulta a integração da EA. Conclui-se que é necessário investir em práticas interdisciplinares, formação docente e projetos práticos para promover uma EA eficaz, formando cidadãos conscientes e engajados na sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Romuasley Rodrigues Bispo, UEVA

Químico – UEVA. 

Glaydson Leandro Farias Mendonça, UEVA

Doutor em Química – UFC. Professor de Química – UEVA. Químico – UFC. 

João Batista Araujo da Silva Junior, UECE

Doutor em Química – UFC. Professor de Química – UECE. Químico – UFC.

Lauro Araujo Mota, UECE

Doutor em Educação - UNICAMP; Professor do Curso de Ciências da Natureza – UFPI. Pedagogo – UECE. 

Ana Paula Araújo Mota, UECE

Mestra em Educação - PUC Campinas; Professora da Pedagogia- UECE. Pedagoga – UECE.

Dráulio Sales da Silva, UFC

Doutor em Química – UFC. Professor de Química – UEVA. Químico – UFC. 

Rodolfo de Melo Nunes, UNIFAMETRO

Doutor em Ciências Médicas – UFC. Professor dos Cursos da Saúde – UNIFAMETRO. Farmacêutico – UFC.

Downloads

Publicado

2025-07-10

Como Citar

Bispo, J. R. R., Mendonça, G. L. F., Silva Junior, J. B. A. da, Mota, L. A., Mota, A. P. A., Silva, D. S. da, & Nunes, R. de M. (2025). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA QUÍMICA: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO EM MASSAPÊ-CE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1195–1210. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20277