EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA QUÍMICA: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO EM MASSAPÊ-CE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20277Palavras-chave:
Educação Ambiental. Ensino Médio. Química. Sustentabilidade.Resumo
A Educação Ambiental (EA) é essencial para enfrentar desafios ambientais globais e locais, como desmatamento e desertificação, especialmente no Ceará, onde a escassez hídrica é crítica. Este estudo analisa as percepções dos alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas estaduais de Massapê-CE sobre a EA na disciplina de Química. Utilizando uma abordagem quantitativa-descritiva, um questionário com 10 questões de múltipla escolha foi aplicado a 200 alunos de três escolas (A, B e C) em agosto de 2024. Os resultados mostram que 61% dos alunos reconhecem a importância da EA, mas 50% consideram seu impacto limitado devido à abordagem fragmentada, com 82,5% desejando mais projetos e 75% solicitando mais palestras. A falta de recursos e formação docente dificulta a integração da EA. Conclui-se que é necessário investir em práticas interdisciplinares, formação docente e projetos práticos para promover uma EA eficaz, formando cidadãos conscientes e engajados na sustentabilidade.
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