EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

  • Maria Luiza Ribeiro Bastos da Silva IFPE
  • Cláudia Daniele Barros Leite Salgueiro IFPE
  • Lourival Gomes da Silva Filho IFPE
  • Maria Regina de Macedo Beltrão IFPE
  • Edna Matilde dos Santos Soares da Silva IFPE
  • Rubens Antônio da Silva UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16409

Palavras-chave:

Experimentação em ensino. Aprendizagem ativa. Metodologias ativas.

Resumo

A experimentação desempenha um papel crucial no ensino de ciências e matemática, contribuindo para a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências essenciais. Este estudo teve como objetivo analisar na literatura científica a importância e os impactos da experimentação no ensino dessas disciplinas, destacando como as práticas experimentais promovem a construção ativa do conhecimento e o desenvolvimento das competências dos alunos. Para isso, adotou-se uma abordagem de revisão integrativa da literatura, que permitiu a síntese de evidências sobre a temática. A questão central abordada foi: Como as atividades experimentais contribuíram para a construção ativa do conhecimento e o desenvolvimento das competências dos alunos nas disciplinas de ciências e matemática? A busca por artigos relevantes foi orientada por cinco palavras-chave: "experimentação em ensino", "ensino de ciências e matemática", "aprendizagem ativa", "metodologias ativas" e "formação de professores". Os critérios de inclusão abrangeram publicações entre 2019 e 2024 que discutissem a relação entre experimentação e as disciplinas em questão, além de estarem disponíveis na íntegra em periódicos. Os resultados revelaram que as atividades experimentais promovem uma compreensão mais profunda de conceitos, desenvolvem habilidades investigativas e aumentam a motivação dos alunos. Adicionalmente, observou-se que a experimentação possibilita a identificação de fragilidades no aprendizado e facilita a contextualização do conhecimento teórico. A abordagem ativa também se mostrou eficaz na promoção do trabalho em equipe e da comunicação entre os alunos. Conclui-se que integrar atividades experimentais no ensino de ciências e matemática é fundamental para transformar essas disciplinas em experiências mais dinâmicas e relevantes. A pesquisa evidencia a necessidade de formação docente adequada para implementar tais práticas de forma eficaz, ressaltando que a experimentação deve ser uma parte integrante do currículo escolar, capaz de engajar os alunos e promover aprendizagens significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Ribeiro Bastos da Silva, IFPE

Biologa, Doutora em Ciencias Biologicas (UFPE), Coordenadora de Tutoria da Diretoria de Educação a Distância DEaD-UAB. – IFPE.

Cláudia Daniele Barros Leite Salgueiro, IFPE

Doutora em Psicologia Clínica (UNICAP). Professora e Pesquisadora do IFPE Campus Recife. Coordenadora Adjunta da Diretoria de Educação a Distância / DEaD-UAB. 

Lourival Gomes da Silva Filho, IFPE

Doutorado em Ensino de Ciências (UFPE), Coordenador do Curso de Especialização Ciência é dez!  Diretoria de Educação a Distância DEaD-UAB.  IFPE.

Maria Regina de Macedo Beltrão, IFPE

Mestrado em ciências florestais (UFRPE), Coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental - Diretoria de Educação a Distância DEaD-UAB. – IFPE.

Edna Matilde dos Santos Soares da Silva, IFPE

Mestrado em educação matemática e tecnológica – UFPE. Coordenadora do curso de Matematica - Diretoria de Educação a Distância / DEaD-UAB. – IFPE.

Rubens Antônio da Silva, UFPE

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática – UFRPE. Professor e Tutor da UAB – UFPE.

 

Downloads

Publicado

2024-11-01

Como Citar

Silva, M. L. R. B. da, Salgueiro, C. D. B. L., Silva Filho, L. G. da, Beltrão, M. R. de M., Silva, E. M. dos S. S. da, & Silva, R. A. da. (2024). EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 01–17. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16409