FEIRA DE CIÊNCIAS: O ALUNO COMO PROTAGONISTA E AUTOR DA SUA APRENDIZAGEM

Autores

  • Kamila Diniz do Nascimento UVA
  • João Batista Araujo da Silva Junior UECE
  • Lauro Araujo Mota UNICAMP
  • Ana Paula Araújo Mota UECE
  • Rodolfo de Melo Nunes UFC
  • Dráulio Sales da Silva UFC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15433

Palavras-chave:

Aprendizagem. Ciência. Educação. Química.

Resumo

Desde sua criação, as feiras de ciências se tornaram um espaço significativo de ensino, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolver diversas habilidades. Nesse contexto, uma escola estadual no município de Sobral-CE organizou uma feira intitulada "Só Química", com foco no aluno como pesquisador e protagonista de seu próprio aprendizado. O objetivo deste estudo é verificar e analisar a percepção dos estudantes participantes sobre as contribuições dessa feira de ciências. Para isso, foi realizado um estudo de campo envolvendo um professor de Química e 32 alunos do 3º ano. Os resultados mostraram que, em média, 73% dos alunos aprenderam com os experimentos, esclareceram dúvidas ou aprimoraram o trabalho em grupo, evidenciando que a prática aliada à teoria contribuiu significativamente para o aprendizado. Conclui-se, portanto, que a feira de ciências desempenhou um papel relevante na formação dos discentes, fortalecendo sua aprendizagem e ampliando seus conhecimentos.

Biografia do Autor

Kamila Diniz do Nascimento, UVA

Química – UVA.

João Batista Araujo da Silva Junior, UECE

Doutor em Química - UFC; Professor de Química – UECE. Químico – UFC.

Lauro Araujo Mota, UNICAMP

Doutor em Educação - UNICAMP; Professor do Curso de Ciências da Natureza – UFPI. Pedagogo – UECE.

Ana Paula Araújo Mota, UECE

Mestra em Educação - PUC Campinas; Professora da Pedagogia- UECE. Pedagoga – UECE.

Rodolfo de Melo Nunes, UFC

Doutor em Ciências Médicas - UFC; Professor dos Cursos da Saúde. UNIFAMETRO /UNIJAGUARIBE/ MULTIVERSA. Farmacêutico – UFC.  

Dráulio Sales da Silva, UFC

Doutor em Química - UFC; Professor de Química – UVA. Química – UFC.

Downloads

Publicado

2024-09-11

Como Citar

Nascimento, K. D. do, Silva Junior, J. B. A. da, Mota, L. A., Mota, A. P. A., Nunes, R. de M., & Silva, D. S. da. (2024). FEIRA DE CIÊNCIAS: O ALUNO COMO PROTAGONISTA E AUTOR DA SUA APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 1616–1632. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15433