LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM LIVRO DE ESTÓRIA INFANTIL

Autores

  • Thais da Costa Alves Felix UECE
  • João Batista Araujo da Silva Junior UECE
  • Lauro Araujo Mota UECE
  • Dráulio Sales da Silva UFC
  • Rodolfo de Melo Nunes UFC
  • Ana Paula de Araújo Mota UECE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13482

Palavras-chave:

Matemática. Literatura Infantil. Ensino Fundamental.

Resumo

A matemática está presente no cotidiano das crianças, muito antes de ingressarem na escola, fazendo-se essencial ao desenvolvimento de práticas sociais e compreensão da realidade, logo, seu conhecimento configura-se fundamental e indispensável na educação formal. Apesar disso, este ensino ainda carrega, marcas de métodos tradicionais e descontextualizados contribuindo para uma visão negativa por parte dos alunos que a consideram de difícil compreensão. Nesse sentido e com base em pesquisas sobre a temática, apresentamos a articulação entre a literatura infantil e a matemática como uma alternativa para mudanças nessa realidade. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma os alunos do 4° ano do Ensino Fundamental, em um contexto de ensino e aprendizagem de matemática junto à literatura infantil, se relacionam com os conteúdos. Este estudo é de natureza qualitativa, e adota a pesquisa de campo e exploratória como tipos de pesquisa e a observação e os registros em diário de campo como seus instrumentos para coleta de dados. Para fundamentar a investigação contamos com as contribuições teóricas de: Santos (2018), Santos e Lima (2016), Costa (2015), Souza e Oliveira (2010) dentre outros, como também apontamentos da Base Nacional Curricular Comum –BNCC (2017) e documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura- MEC. Os resultados evidenciam que a prática deste ensino apresenta desafios a serem superados como os diferentes níveis de aprendizagem dos alunos, a falta de atenção e interesse pelo conhecimento e a não disponibilidade de tempo para aprofundamento de conteúdos, entretanto, a utilização da literatura infantil em um contexto de ensino e aprendizagem de matemática no ensino fundamental, pode contribuir para um processo dinâmico, lúdico, atrativo, prazeroso, e significativo para aprendizagem dos educandos.

Biografia do Autor

Thais da Costa Alves Felix, UECE

Especialista em Alfabetização e Letramento Professora Municipal de São Gonçalo do Amarante – Ceará Pedagoga – UECE.

João Batista Araujo da Silva Junior, UECE

Doutor em Química - UFC; Professor de Química – UECE Químico – UFC 

Lauro Araujo Mota, UECE

Doutor em Educação - UNICAMP; Professor do Curso de Ciências da Natureza – UFPI Pedagogo UECE.

Dráulio Sales da Silva, UFC

Doutor em Química - UFC; Professor de Química – UVA Química – UFC. 

Rodolfo de Melo Nunes, UFC

Doutor em Ciências Médicas - UFC; Professor dos Cursos da Saúde   UNIFAMETRO/UNIJAGUARIBE/MULTIVERSA. Farmacêutico – UFC.

Ana Paula de Araújo Mota, UECE

Mestra em Educação - PUC Campinas; Professora da Pedagogia- UECE Pedagoga – UECE.

Downloads

Publicado

2024-04-05

Como Citar

Felix, T. da C. A., Silva Junior, J. B. A. da, Mota, L. A., Silva, D. S. da, Nunes, R. de M., & Mota, A. P. de A. (2024). LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM LIVRO DE ESTÓRIA INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 599–621. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13482