O USO DE ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS-INVESTIGATIVAS DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Tamyres Martins Feitosa UECE
  • João Batista Araujo da Silva Junior UECE
  • Lauro Araujo Mota UECE
  • Ana Caroline Rocha de Melo Leite UFC
  • Rodolfo de Melo Nunes UFC
  • Ana Paula de Araújo Mota PUC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12890

Palavras-chave:

Matemática. Atividades Exploratórias-investigativas. Ensino Fundamental.

Resumo

Este estudo visa analisar as potencialidades das atividades exploratórias-investigativas para a aprendizagem de matemática em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. Realizado com abordagem qualitativa, utiliza observações e narrativas autobiográficas como métodos de coleta de dados. Autores como Ferreira (2012), Araújo (2000), Mascarin (2017) e Santos (2016) fundamentam a pesquisa. Os resultados revelam que, embora as práticas pedagógicas envolvendo ludicidade e atividades exploratórias sejam envolventes e significativas, ainda há uma prevalência das abordagens tradicionais na sala de aula. Contudo, a pesquisa indica que as aulas exploratórias-investigativas têm o potencial de promover avanços positivos no desenvolvimento dos alunos, proporcionando uma abordagem mais espontânea, envolvente e dinâmica, com mudanças significativas nas aulas e incentivando a construção de diferentes formas de conhecimento pelos alunos.

Biografia do Autor

Tamyres Martins Feitosa, UECE

Pós-graduação lato sensu em Educação infantil e alfabetização – FAVENI Pedagoga – UECE.

João Batista Araujo da Silva Junior, UECE

Doutor em Química - UFC; Professor de Química – UECE Químico – UFC.

Lauro Araujo Mota, UECE

Doutor em Educação - UNICAMP; Professor do Curso de Ciências da Natureza – UFPI Pedagogo – UECE.

Ana Caroline Rocha de Melo Leite, UFC

Pós-doutorado na Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto; Professora dos Cursos de Enfermagem e Farmácia – UNILAB Odontologista – UFC. 

Rodolfo de Melo Nunes, UFC

Doutor em Ciências Médicas - UFC; Professor dos Cursos da Saúde - UNIFAMETRO/UNIJAGUARIBE Farmacêutico – UFC.  

Ana Paula de Araújo Mota, PUC

Mestra em Educação - PUC Campinas; Professora da Pedagogia- UECE Pedagoga – UECE.

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

Feitosa, T. M., Silva Junior, J. B. A. da, Mota, L. A., Leite, A. C. R. de M., Nunes, R. de M., & Mota, A. P. de A. (2024). O USO DE ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS-INVESTIGATIVAS DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 756–779. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12890