O USO DE ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS-INVESTIGATIVAS DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12890Palavras-chave:
Matemática. Atividades Exploratórias-investigativas. Ensino Fundamental.Resumo
Este estudo visa analisar as potencialidades das atividades exploratórias-investigativas para a aprendizagem de matemática em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. Realizado com abordagem qualitativa, utiliza observações e narrativas autobiográficas como métodos de coleta de dados. Autores como Ferreira (2012), Araújo (2000), Mascarin (2017) e Santos (2016) fundamentam a pesquisa. Os resultados revelam que, embora as práticas pedagógicas envolvendo ludicidade e atividades exploratórias sejam envolventes e significativas, ainda há uma prevalência das abordagens tradicionais na sala de aula. Contudo, a pesquisa indica que as aulas exploratórias-investigativas têm o potencial de promover avanços positivos no desenvolvimento dos alunos, proporcionando uma abordagem mais espontânea, envolvente e dinâmica, com mudanças significativas nas aulas e incentivando a construção de diferentes formas de conhecimento pelos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY