AVALIANDO A UTILIZAÇÃO DO LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: OBSERVAÇÕES EXPLORATÓRIAS EM ESCOLAS DE TORITAMA, PE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20748Palavras-chave:
Letramento matemático. Prática pedagógica. Resolução de problemas. Metodologias ativas.Resumo
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em ciências da educação pela Universidad Del Sol, UNADES, a qual teve por objetivo avaliar de que forma o letramento matemático tem sido trabalhado, ou não, nas aulas de matemática no ensino fundamental anos finais. Utilizou-se, nesta pesquisa, a metodologia qualitativa de caráter exploratório tendo como instrumentos de coleta o questionário e a entrevista que foram aplicados com alunos e professores, respectivamente, de três escolas da cidade de Toritama, PE, que trabalham com o ensino fundamental – anos finais – no mês de novembro e dezembro de 2022. Nas discussões dos resultados, foi possível verificar o nível de conhecimento e formação dos docentes quanto ao tema deste trabalho, bem como identificar como as aulas de matemática acontecem e se elas contribuem para um letramento matemático eficaz. Observou-se, ainda, que esse processo pedagógico já estava presente no dia a dia escolar, e os professores já tinham tido contato com o termo e a maioria possuíam formação acadêmica inicial do tema. Constatou-se, também, a presença da Resolução de Problemas nas aulas de matemática, mas se notou a ausência de outras metodologias indicados pelos documentos oficiais, como a modelagem, a investigação matemática e o ensino por projetos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY