AVALIANDO A UTILIZAÇÃO DO LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: OBSERVAÇÕES EXPLORATÓRIAS EM ESCOLAS DE TORITAMA, PE

Autores

  • Hernandes Brandão UNADES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20748

Palavras-chave:

Letramento matemático. Prática pedagógica. Resolução de problemas. Metodologias ativas.

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em ciências da educação pela Universidad Del Sol, UNADES, a qual teve por objetivo avaliar de que forma o letramento matemático tem sido trabalhado, ou não, nas aulas de matemática no ensino fundamental anos finais. Utilizou-se, nesta pesquisa, a metodologia qualitativa de caráter exploratório tendo como instrumentos de coleta o questionário e a entrevista que foram aplicados com alunos e professores, respectivamente, de três escolas da cidade de Toritama, PE, que trabalham com o ensino fundamental – anos finais – no mês de novembro e dezembro de 2022. Nas discussões dos resultados, foi possível verificar o nível de conhecimento e formação dos docentes quanto ao tema deste trabalho, bem como identificar como as aulas de matemática acontecem e se elas contribuem para um letramento matemático eficaz. Observou-se, ainda, que esse processo pedagógico já estava presente no dia a dia escolar, e os professores já tinham tido contato com o termo e a maioria possuíam formação acadêmica inicial do tema. Constatou-se, também, a presença da Resolução de Problemas nas aulas de matemática, mas se notou a ausência de outras metodologias indicados pelos documentos oficiais, como a modelagem, a investigação matemática e o ensino por projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hernandes Brandão, UNADES

Aluno do curso de mestrado da Universidad Del Sol - UNADES. Professor de Matemática da Rede Municipal de Educação de Toritama, PE; Graduação: Licenciatura Plena em Matemática; Especializações: Metodologia do Ensino da Matemática e em Educação Inclusiva.

Downloads

Publicado

2025-08-25

Como Citar

Brandão, H. (2025). AVALIANDO A UTILIZAÇÃO DO LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: OBSERVAÇÕES EXPLORATÓRIAS EM ESCOLAS DE TORITAMA, PE . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2778–2796. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20748