ENSINO DE MATEMÁTICA COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: TEORIA E PRÁTICA

Autores

  • Lislene Neri da Silva Facultad Intaramericana de Ciencias Sociales
  • Jôse de Souza Vieira Must University
  • Eliane Romão de Araújo Domingos Must University
  • Raimundo Marques da Silva Junior Must University
  • Anderson Amaro Vieira UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20335

Palavras-chave:

Prática docente. Ensino investigativo. Formação matemática. Mediação pedagógica. Aprendizagem ativa.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar os fundamentos teóricos e práticos da resolução de problemas como metodologia de ensino da Matemática, com ênfase na formação docente, nas estratégias de elaboração de situações-problema e nos tensionamentos entre abordagens tradicionais e investigativas. A pesquisa teve como tema central a articulação entre teoria didática e prática pedagógica no contexto da Educação Básica, especialmente diante das exigências contemporâneas de um ensino significativo e centrado no protagonismo discente. Utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na análise crítica de produções acadêmicas publicadas entre 2010 e 2024, selecionadas com base em critérios de relevância, atualidade e consistência teórica. Os resultados evidenciaram a persistência de práticas docentes alicerçadas na transmissão de conteúdos e na resolução mecânica de exercícios, mesmo entre professores que demonstraram conhecimento teórico sobre a abordagem investigativa. Também se constatou que a formulação de problemas significativos ainda representa um desafio recorrente, tanto na formação inicial quanto na prática profissional. Concluiu-se que a superação desse quadro exige mudanças na formação docente, na cultura escolar e nos instrumentos pedagógicos adotados. Recomenda-se o desenvolvimento de pesquisas voltadas à formação continuada e à análise de experiências concretas de ensino via resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lislene Neri da Silva, Facultad Intaramericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação pela Facultad Intaramericana de Ciencias Sociales (FICS).

Jôse de Souza Vieira, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Eliane Romão de Araújo Domingos, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Raimundo Marques da Silva Junior, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Anderson Amaro Vieira, UNIFESSPA

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Downloads

Publicado

2025-07-14

Como Citar

Silva, L. N. da, Vieira, J. de S., Domingos, E. R. de A., Silva Junior, R. M. da, & Vieira, A. A. (2025). ENSINO DE MATEMÁTICA COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: TEORIA E PRÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1427–1444. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20335