PROMOVENDO A QUALIDADE EDUCACIONAL ATRAVÉS DA CULTURA MAKER EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Dayana Passos Ramos Facultad Interamericana de Ciências Sociales-FICS
  • Anderson Amaro Vieira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA
  • Emiliene Alves de Figuerêdo Pedrosa Universidade Federal do Piauí-UFPI
  • Silvania Luiza Valadao Universidad del Atlántico-UNEATLANTICO
  • Walderlene Souza de Oliveira Universidad de La Integración de Las Américas-UNIDA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13716

Palavras-chave:

Cultura Maker. Educação. Tecnologia.

Resumo

Este trabalho investigou a integração da cultura Maker em escolas públicas de ensino fundamental, com o foco primário na elevação da qualidade educacional. Explorou-se o potencial de práticas pedagógicas inovadoras e o uso de tecnologias educacionais para satisfazer as exigências educacionais do momento atual. O propósito principal foi delinear estratégias efetivas que contribuam para a excelência educacional através da adoção da cultura Maker, examinando seus efeitos no processo de ensino e aprendizagem. Mediante uma cuidadosa revisão de literatura, este estudo ponderou sobre a relevância da inovação tecnológica e pedagógica na educação, apoiando-se em contribuições de estudiosos renomados como Bernardo-Rocha e Arata, Di Palma, Fava, Fonseca e outros, além de Petrillo e Mello. Foi identificado que a inclusão da cultura Maker no currículo escolar inaugura caminhos para rejuvenescer as metodologias de ensino, tornando-as mais interativas e pertinentes. Determinou-se que uma implementação exitosa exige uma infraestrutura bem preparada, o desenvolvimento profissional continuado dos docentes, e um engajamento profundo por parte da administração escolar. Recomendações são direcionadas para enfatizar a importância da capacitação constante dos professores e o desenvolvimento de abordagens pedagógicas que sincronizem a cultura Maker com os fins educativos.

Biografia do Autor

Dayana Passos Ramos, Facultad Interamericana de Ciências Sociales-FICS

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

Anderson Amaro Vieira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA

Mestre em Ensino de Física, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Emiliene Alves de Figuerêdo Pedrosa, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Especialista em linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Silvania Luiza Valadao, Universidad del Atlántico-UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Formação de Professores, Universidad del Atlántico (UNEATLANTICO).

Walderlene Souza de Oliveira, Universidad de La Integración de Las Américas-UNIDA

Mestranda em Ciências da Educação, Universidad de La Integración de Las Américas (UNIDA).

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Ramos, D. P., Vieira, A. A., Pedrosa, E. A. de F., Valadao, S. L., & Oliveira, W. S. de. (2024). PROMOVENDO A QUALIDADE EDUCACIONAL ATRAVÉS DA CULTURA MAKER EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1406–1412. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13716