FAKE NEWS E DESINFORMAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA NA CHECAGEM DE FATOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20584Palavras-chave:
Segurança digital. Alfabetização midiática. Fake news. Tecnologias computacionais. Educação crítica.Resumo
O presente estudo abordou o tema da segurança digital no contexto educacional, com ênfase na proliferação de fake news e desinformação. O problema investigado questionou de que forma a escola poderia atuar no enfrentamento dessas práticas, utilizando a alfabetização midiática aliada às tecnologias computacionais. Teve-se como objetivo geral analisar como a alfabetização midiática, mediada por recursos digitais, poderia contribuir para a promoção da segurança digital no ambiente escolar. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que discutem tecnologias educacionais, aprendizagem colaborativa, mapas conceituais e gamificação. No desenvolvimento, identificaram-se estratégias pedagógicas que, integradas ao uso de ferramentas digitais, possibilitaram a construção de competências críticas e sociais necessárias ao enfrentamento da desinformação. Constatou-se que o uso planejado e intencional de tecnologias computacionais favoreceu a formação de estudantes capazes de checar fatos, avaliar informações e agir com responsabilidade no ambiente digital. Concluiu-se que a escola desempenha papel fundamental na formação para a cidadania digital e que novas investigações poderão ampliar a compreensão sobre a aplicação prática dessas estratégias.
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