FAKE NEWS E DESINFORMAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA NA CHECAGEM DE FATOS

Autores

  • Emiliene Alves de Figuerêdo Pedrosa UFPI
  • Gilsele Tosta dos Santos Must University
  • José Walter Soares de Oliveira UPE
  • Léia Moreira Diniz Marinho Must University
  • Maria Ozineide de Oliveira Must University
  • Marilene Tozi Must University
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20584

Palavras-chave:

Segurança digital. Alfabetização midiática. Fake news. Tecnologias computacionais. Educação crítica.

Resumo

O presente estudo abordou o tema da segurança digital no contexto educacional, com ênfase na proliferação de fake news e desinformação. O problema investigado questionou de que forma a escola poderia atuar no enfrentamento dessas práticas, utilizando a alfabetização midiática aliada às tecnologias computacionais. Teve-se como objetivo geral analisar como a alfabetização midiática, mediada por recursos digitais, poderia contribuir para a promoção da segurança digital no ambiente escolar. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que discutem tecnologias educacionais, aprendizagem colaborativa, mapas conceituais e gamificação. No desenvolvimento, identificaram-se estratégias pedagógicas que, integradas ao uso de ferramentas digitais, possibilitaram a construção de competências críticas e sociais necessárias ao enfrentamento da desinformação. Constatou-se que o uso planejado e intencional de tecnologias computacionais favoreceu a formação de estudantes capazes de checar fatos, avaliar informações e agir com responsabilidade no ambiente digital. Concluiu-se que a escola desempenha papel fundamental na formação para a cidadania digital e que novas investigações poderão ampliar a compreensão sobre a aplicação prática dessas estratégias.

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Biografia do Autor

Emiliene Alves de Figuerêdo Pedrosa, UFPI

Especialista em Gestão Escolar, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Gilsele Tosta dos Santos, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST)

José Walter Soares de Oliveira, UPE

Mestrando em Ensino de História, Universidade de Pernambuco (UPE).

Léia Moreira Diniz Marinho, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Maria Ozineide de Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Marilene Tozi, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University

Master of Science in Emergent Technologies in Education, Must University (MUST).

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Publicado

2025-08-05

Como Citar

Pedrosa, E. A. de F., Santos, G. T. dos, Oliveira, J. W. S. de, Marinho, L. M. D., Oliveira, M. O. de, Tozi, M., & Santos, S. M. A. V. (2025). FAKE NEWS E DESINFORMAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA NA CHECAGEM DE FATOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 458–464. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20584