CULTURA MAKER E ABORDAGEM STEAM: TRANSFORMANDO VIDAS ATRÁS DAS GRADES

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11676

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Educação Prisional. Cultura Maker. Abordagem STEAM. Transformação.

Resumo

Este artigo visa analisar o impacto positivo da aplicação de metodologias ativas, como a Cultura Maker e a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) nas vidas dos estudantes em privação de liberdade. Ao integrar métodos de ensino ativos, como aprendizado baseado em problemas e colaborativo, com a Cultura Maker e a abordagem STEAM, o sistema prisional pode oferecer oportunidades educacionais significativas. Para isso, a metodologia adotada para essa pesquisa, foi a do ensaio acadêmico, que consistiu em uma análise e síntese crítica de estudos sobre o tema. Por fim, destaca-se que a implementação de novas metodologias ativas promove a transformação pessoal, o aumento da autoestima e a aquisição de habilidades técnicas pelos estudantes. Ao prepará-los para a reintegração social, essa abordagem inovadora também contribui para a redução da reincidência e para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora da Escola Estadual Irmã Dulce - Penitenciária Feminina de Abreu e Lima/PE.   Especialista em Mídias da Educação (UFRPE)

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Publicado

2023-11-07

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F. (2023). CULTURA MAKER E ABORDAGEM STEAM: TRANSFORMANDO VIDAS ATRÁS DAS GRADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 1039–1060. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11676