CULTURA MAKER E ABORDAGEM STEAM: TRANSFORMANDO VIDAS ATRÁS DAS GRADES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11676Palavras-chave:
Metodologias Ativas. Educação Prisional. Cultura Maker. Abordagem STEAM. Transformação.Resumo
Este artigo visa analisar o impacto positivo da aplicação de metodologias ativas, como a Cultura Maker e a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) nas vidas dos estudantes em privação de liberdade. Ao integrar métodos de ensino ativos, como aprendizado baseado em problemas e colaborativo, com a Cultura Maker e a abordagem STEAM, o sistema prisional pode oferecer oportunidades educacionais significativas. Para isso, a metodologia adotada para essa pesquisa, foi a do ensaio acadêmico, que consistiu em uma análise e síntese crítica de estudos sobre o tema. Por fim, destaca-se que a implementação de novas metodologias ativas promove a transformação pessoal, o aumento da autoestima e a aquisição de habilidades técnicas pelos estudantes. Ao prepará-los para a reintegração social, essa abordagem inovadora também contribui para a redução da reincidência e para uma sociedade mais justa e inclusiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY