A CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E INCLUSÃO

Autores

  • Aline Rodrigues de Amorim Eler Pratti MUST
  • Érica Rafaela dos Santos Campos UAA
  • Francisco Rodrigues de França Filho UFT
  • João Moura Leal Filho MUST
  • Joseli Maria Silva de Lima MUST
  • Márcia Maria dos Santos FICS
  • Reuber Araújo Silva UFBA
  • Sergio Akira Matsubara Junior MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18600

Palavras-chave:

Cultura maker. Tecnologia. Inclusão.

Resumo

A estratégia maker revoluciona o ensino ao priorizar a prática e a inventividade, onde os estudantes constroem o saber ativamente, em vez de apenas absorver informações. Tal metodologia instiga a curiosidade e a independência, tornando a educação mais relevante. A prática maker se sustenta em um leque de aparatos tecnológicos, tanto materiais quanto virtuais, que viabilizam a concepção e a materialização de ideias. Equipamentos como impressoras 3D e softwares de modelagem digital se unem a um ambiente de troca e colaboração, onde a partilha de saberes e projetos impulsiona o aprendizado coletivo. A prática maker é um instrumento de inclusão e valorização da pluralidade no contexto educacional, permitindo que os estudantes expressem sua individualidade e interesses. Portanto, o objetivo geral foi entender como a cultura maker é implementada na educação, usando tecnologia para impulsionar a criatividade, a resolução de problemas e a inclusão social. Esta investigação ganha relevância ao explorar a cultura maker como um catalisador para a inovação pedagógica, transcendendo o modelo tradicional de ensino. Este estudo se baseia em uma pesquisa bibliográfica, que explorou a cultura maker como uma estratégia pedagógica inovadora. Conclui-se que, a cultura maker, explorada nesta pesquisa, emerge como uma estratégia inovadora que revoluciona o ensino, promovendo a criação, a inclusão e o uso de tecnologias.

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Biografia do Autor

Aline Rodrigues de Amorim Eler Pratti, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST).

Érica Rafaela dos Santos Campos, UAA

Mestranda em Ciências da Educação, Universidad Autónoma de Asunción (UAA).

Francisco Rodrigues de França Filho, UFT

Mestre em Ensino de Física, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

João Moura Leal Filho, MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST).

Joseli Maria Silva de Lima, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Márcia Maria dos Santos, FICS

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Reuber Araújo Silva, UFBA

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação,Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Sergio Akira Matsubara Junior, MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

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Publicado

2025-03-28

Como Citar

Pratti, A. R. de A. E., Campos, Érica R. dos S., França Filho, F. R. de, Leal Filho, J. M., Lima, J. M. S. de, Santos, M. M. dos, … Matsubara Junior, S. A. (2025). A CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E INCLUSÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 2015–2020. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18600