A CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18600Palavras-chave:
Cultura maker. Tecnologia. Inclusão.Resumo
A estratégia maker revoluciona o ensino ao priorizar a prática e a inventividade, onde os estudantes constroem o saber ativamente, em vez de apenas absorver informações. Tal metodologia instiga a curiosidade e a independência, tornando a educação mais relevante. A prática maker se sustenta em um leque de aparatos tecnológicos, tanto materiais quanto virtuais, que viabilizam a concepção e a materialização de ideias. Equipamentos como impressoras 3D e softwares de modelagem digital se unem a um ambiente de troca e colaboração, onde a partilha de saberes e projetos impulsiona o aprendizado coletivo. A prática maker é um instrumento de inclusão e valorização da pluralidade no contexto educacional, permitindo que os estudantes expressem sua individualidade e interesses. Portanto, o objetivo geral foi entender como a cultura maker é implementada na educação, usando tecnologia para impulsionar a criatividade, a resolução de problemas e a inclusão social. Esta investigação ganha relevância ao explorar a cultura maker como um catalisador para a inovação pedagógica, transcendendo o modelo tradicional de ensino. Este estudo se baseia em uma pesquisa bibliográfica, que explorou a cultura maker como uma estratégia pedagógica inovadora. Conclui-se que, a cultura maker, explorada nesta pesquisa, emerge como uma estratégia inovadora que revoluciona o ensino, promovendo a criação, a inclusão e o uso de tecnologias.
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