COLABORAÇÃO E APRENDIZADO: POTENCIALIZANDO O ENSINO COM INSTRUÇÃO ENTRE PARES

Autores

  • Sttela Maris Sell Salas UNEATLANTICO
  • Anderson Amaro Vieira UNIFESSPA
  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta Universidade Federal de Pernambuco
  • Silvania Luiza Valadão UNEATLANTICO
  • Wanderson Teixeira Gomes Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13711

Palavras-chave:

Instrução entre Pares. Tecnologia Educacional. Ensino Fundamental.

Resumo

Este estudo abordou a implementação da metodologia ativa de Instrução entre Pares no ensino fundamental, focalizando a necessidade de adaptar esta abordagem para ambientes educacionais presenciais e online e integrá-la com tecnologias digitais como realidade aumentada e virtual. O objetivo geral foi investigar práticas eficientes de Instrução entre Pares que poderiam ser aplicadas neste nível de ensino, explorando o potencial dessas tecnologias para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos. Através de uma revisão da literatura, identificaram-se estratégias que promoveram um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo, destacando a importância do treinamento de educadores e do desenvolvimento de materiais didáticos específicos. Os resultados sugeriram que a Instrução entre Pares aumentou significativamente o engajamento e a compreensão dos alunos, com a tecnologia ampliando esses benefícios. Concluiu-se que a integração eficaz desta metodologia, aliada às tecnologias emergentes, ofereceu um caminho promissor para renovar as práticas educativas, tornando o aprendizado mais relevante e eficaz.

Biografia do Autor

Sttela Maris Sell Salas, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação, Especialização em Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Anderson Amaro Vieira, UNIFESSPA

Mestre em Ensino de Física, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Letras, Universidade Federal de Pernambuco.

Silvania Luiza Valadão, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Formação de Professores, Universidade del Atlántico (UNEATLANTICO).

Wanderson Teixeira Gomes, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

 

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Salas, S. M. S., Vieira, A. A., Malta, D. P. de L. N., Valadão, S. L., & Gomes, W. T. (2024). COLABORAÇÃO E APRENDIZADO: POTENCIALIZANDO O ENSINO COM INSTRUÇÃO ENTRE PARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1502–1508. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13711