METODOLOGIAS ATIVAS E INSTRUÇÃO ENTRE PARES NA EDUCAÇÃO MODERNA

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS
  • Claudia Kreuzberg da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS
  • Eliana Garcia da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS
  • João Alves Pereira Must University-MUST
  • Marco Antonio Silvany Universidad Europea del Atlántico – UNEATLANTICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13710

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Instrução Entre Pares. Educação Colaborativa. Tecnologia Educacional. Transformação Pedagógica.

Resumo

Este artigo explorou a aplicação e os impactos das Metodologias Ativas na educação, com ênfase na metodologia de Instrução Entre Pares. O estudo teve como objetivo analisar como essas metodologias transformam o ambiente de aprendizagem, promovendo uma educação mais colaborativa e interativa. A investigação baseou-se em uma metodologia de pesquisa bibliográfica, seguindo as diretrizes propostas por Oliveira Netto (2008), onde foram analisados artigos, livros e documentos eletrônicos pertinentes ao tema. Autores como Marin et al. (2010), Singer e Moscovici (2008, como citado em Marques et al., 2021), e Paulo Freire (2015, como citado em Sepulvida, 2022) foram fundamentais para a discussão sobre a mudança de papel do estudante e do educador sob o prisma das Metodologias Ativas. Lima e Santos (2016, como citado em Santos, 2018) e Trindade (2014, como citado em Santos, 2018) contribuíram com perspectivas sobre a implementação tecnológica necessária para a prática efetiva da Instrução Entre Pares em ambientes educacionais. O artigo concluiu que a adoção das Metodologias Ativas é crucial para o desenvolvimento de um modelo educacional que valoriza a autonomia do aluno e a interatividade no processo de aprendizagem. Estimulou-se a realização de mais pesquisas sobre a integração de tecnologias educacionais modernas para facilitar a implementação dessas metodologias.

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS

Doutoranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Claudia Kreuzberg da Silva, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Eliana Garcia da Silva, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

João Alves Pereira, Must University-MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Marco Antonio Silvany, Universidad Europea del Atlántico – UNEATLANTICO

Mestrando em Educação - Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico – UNEATLANTICO.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Silva, C. K. da, Silva, E. G. da, Pereira, J. A., & Silvany, M. A. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS E INSTRUÇÃO ENTRE PARES NA EDUCAÇÃO MODERNA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1477–1484. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13710