METODOLOGIAS ATIVAS E INSTRUÇÃO ENTRE PARES NA EDUCAÇÃO MODERNA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13710Palavras-chave:
Metodologias Ativas. Instrução Entre Pares. Educação Colaborativa. Tecnologia Educacional. Transformação Pedagógica.Resumo
Este artigo explorou a aplicação e os impactos das Metodologias Ativas na educação, com ênfase na metodologia de Instrução Entre Pares. O estudo teve como objetivo analisar como essas metodologias transformam o ambiente de aprendizagem, promovendo uma educação mais colaborativa e interativa. A investigação baseou-se em uma metodologia de pesquisa bibliográfica, seguindo as diretrizes propostas por Oliveira Netto (2008), onde foram analisados artigos, livros e documentos eletrônicos pertinentes ao tema. Autores como Marin et al. (2010), Singer e Moscovici (2008, como citado em Marques et al., 2021), e Paulo Freire (2015, como citado em Sepulvida, 2022) foram fundamentais para a discussão sobre a mudança de papel do estudante e do educador sob o prisma das Metodologias Ativas. Lima e Santos (2016, como citado em Santos, 2018) e Trindade (2014, como citado em Santos, 2018) contribuíram com perspectivas sobre a implementação tecnológica necessária para a prática efetiva da Instrução Entre Pares em ambientes educacionais. O artigo concluiu que a adoção das Metodologias Ativas é crucial para o desenvolvimento de um modelo educacional que valoriza a autonomia do aluno e a interatividade no processo de aprendizagem. Estimulou-se a realização de mais pesquisas sobre a integração de tecnologias educacionais modernas para facilitar a implementação dessas metodologias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY