INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM PEER INSTRUCTION UM GUIA PARA EDUCADORES MODERNOS

Autores

  • Karlla Cristina Trindade University of Science and Technology
  • Gilmara Conceição dos Santos Universidad Europea del Atlántico
  • Ítalo Martins Lôbo University of Science and Technology
  • Roberto Dezan Vicente Universidade Estadual Paulista
  • Yonne Rodrigues de Sousa Soares Universidade Estadual do Piauí- UESPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13724

Palavras-chave:

Instrução Entre Pares. Tecnologias Educacionais. Estratégias de Formação de Grupos.

Resumo

Este estudo abordou a relevância da Instrução Entre Pares (PI) no ensino fundamental e médio, uma metodologia que promoveu aprendizagem colaborativa e participação ativa dos alunos. O problema foi identificado na necessidade de adaptar práticas pedagógicas às mudanças tecnológicas e sociais, procurando métodos que aumentassem a participação estudantil. O objetivo geral foi explorar a implementação da PI, considerando a integração de tecnologias educacionais e estratégias de formação de grupos. Através da análise de literatura relevante, observou-se que a PI pôde melhorar significativamente o engajamento e a compreensão dos alunos sobre os conceitos estudados. A pesquisa destacou desafios como a capacitação de educadores e a adaptação dos ambientes de aprendizagem para a aplicação efetiva da PI. As considerações finais sugeriram que a PI, apoiada por tecnologias imersivas e estratégias adequadas de formação de grupos, ofereceu uma resposta significativa aos desafios educacionais contemporâneos, potencializando o desenvolvimento de habilidades importantes nos alunos. Dessa forma, evidenciou-se que a abordagem da PI, ao integrar tecnologia e estratégias colaborativas, promoveu uma experiência educacional enriquecedora, preparando os alunos para os desafios do mundo contemporâneo.

Biografia do Autor

Karlla Cristina Trindade, University of Science and Technology

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Miami University of Science and Technology (MUST). 

Gilmara Conceição dos Santos, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação - Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). gcmarasantos@gmail.com

Ítalo Martins Lôbo, University of Science and Technology

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Miami University of Science and Technology (MUST).

Roberto Dezan Vicente, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Ciências Biológicas – Zoologia, Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Yonne Rodrigues de Sousa Soares, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Especialista em Língua Espanhola, Universidade Estadual do Piauí- UESPI. 

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Trindade, K. C., Santos, G. C. dos, Lôbo, Ítalo M., Vicente, R. D., & Soares, Y. R. de S. (2024). INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM PEER INSTRUCTION UM GUIA PARA EDUCADORES MODERNOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1579–1585. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13724