O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA MEDIAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20420Palavras-chave:
Coordenador pedagógico. Formação continuada. Teoria e prática. Mediação pedagógica.Resumo
Este artigo analisa o papel do coordenador pedagógico como mediador entre teoria e prática docente, destacando sua relevância na formação continuada de professores e na construção de práticas pedagógicas reflexivas no contexto escolar. Com base em uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica de autores contemporâneos da área, discutem-se as funções formativas, os desafios e as estratégias de mediação utilizadas por esse profissional. A análise revela que a atuação do coordenador vai além de aspectos administrativos, configurando-se como prática articuladora, política e ética, que requer escuta ativa, diálogo constante e compromisso com a transformação das práticas educativas. O estudo enfatiza que, para que a mediação seja efetiva, é necessário que o coordenador promova espaços de formação situados, baseados nas demandas reais da equipe docente, integrando saberes acadêmicos às experiências concretas do cotidiano escolar. Também se evidencia que a valorização institucional da função, a formação contínua do coordenador e a construção de uma cultura colaborativa são fatores essenciais para potencializar seu impacto na prática pedagógica. Conclui-se que a mediação promovida pelo coordenador pedagógico contribui para o fortalecimento da autonomia docente, a qualificação do trabalho pedagógico e o avanço da escola como espaço de formação crítica, democrática e transformadora. Os dados apontam a urgência de políticas públicas que reconheçam e fortaleçam o papel estratégico do coordenador na melhoria da qualidade da educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY