O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA MEDIAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Elisandra Castilho Quaresma Santos Christian Business School
  • Aliete Teodoro dos Santos Fernandes Christian Business School
  • Oseas Oliveira Fernandes Christian Business School
  • Patrícia Grugel de Oliveira dos Santos Christian Business School
  • Renilda Gomes de Oliveira Silva Cristhian Business School
  • Elias Alves de Castro Christian Businnes School
  • Diogens José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20420

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico. Formação continuada. Teoria e prática. Mediação pedagógica.

Resumo

Este artigo analisa o papel do coordenador pedagógico como mediador entre teoria e prática docente, destacando sua relevância na formação continuada de professores e na construção de práticas pedagógicas reflexivas no contexto escolar. Com base em uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica de autores contemporâneos da área, discutem-se as funções formativas, os desafios e as estratégias de mediação utilizadas por esse profissional. A análise revela que a atuação do coordenador vai além de aspectos administrativos, configurando-se como prática articuladora, política e ética, que requer escuta ativa, diálogo constante e compromisso com a transformação das práticas educativas. O estudo enfatiza que, para que a mediação seja efetiva, é necessário que o coordenador promova espaços de formação situados, baseados nas demandas reais da equipe docente, integrando saberes acadêmicos às experiências concretas do cotidiano escolar. Também se evidencia que a valorização institucional da função, a formação contínua do coordenador e a construção de uma cultura colaborativa são fatores essenciais para potencializar seu impacto na prática pedagógica. Conclui-se que a mediação promovida pelo coordenador pedagógico contribui para o fortalecimento da autonomia docente, a qualificação do trabalho pedagógico e o avanço da escola como espaço de formação crítica, democrática e transformadora. Os dados apontam a urgência de políticas públicas que reconheçam e fortaleçam o papel estratégico do coordenador na melhoria da qualidade da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisandra Castilho Quaresma Santos, Christian Business School

Graduada em geografia, pelo Centro Universitário Claretiano. Mestranda em ciência da educação pela Christian Businnes School.

Aliete Teodoro dos Santos Fernandes, Christian Business School

Graduada em geografia pelo Centro Universitário Claretiano. Mestranda em ciência da educação pela Christian Businnes School.

Oseas Oliveira Fernandes, Christian Business School

Graduado em geografia pelo Centro Universitário Claretiano. Mestrando em ciência da educação pela Christian Businnes School.

Patrícia Grugel de Oliveira dos Santos, Christian Business School

Graduada em educação infantil e anos iniciais, pelo grupo educacional FAVENI. Mestranda em ciência da educação pela Christian Businnes School.

Renilda Gomes de Oliveira Silva, Cristhian Business School

Graduado em matemática pela Fundação Universitária do Tocantins. Mestranda em ciência da educação pela Christian Businnes School.

Elias Alves de Castro, Christian Businnes School

Graduado pelo Centro Universitário Claretiano Mestrando em ciência da educação pela Christian Businnes School.

Diogens José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Licenciatura plana em   ciências biológicas, doutor em biologia pela UFPE. Professor, orientador da Christian Businnes School.

Downloads

Publicado

2025-07-17

Como Citar

Santos, E. C. Q., Fernandes, A. T. dos S., Fernandes, O. O., Santos, P. G. de O. dos, Silva, R. G. de O., Castro, E. A. de, & Coutinho, D. J. G. (2025). O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA MEDIAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2042–2056. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20420