HISTÓRIAS DE VIDA E SABERES POPULARES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EJA

Autores

  • Lílian de Oliveira Pereira FICS
  • Ricardo Gomes da Silva Must University
  • Jôse de Souza Vieira Must University
  • Eduardo Fernando Miranda Must University
  • Giovani Manenti UNADES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20333

Palavras-chave:

Trajetórias escolares. Mediação cultural. Educação contextualizada. Reconhecimento social. Práticas críticas.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar as contribuições da escuta das trajetórias de vida, da incorporação de conhecimentos não escolares e da promoção de práticas cidadãs na construção do conhecimento na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa centrou-se na discussão sobre como experiências pessoais, referenciais culturais comunitários e práticas de cidadania crítica se articularam na constituição de uma pedagogia mais sensível às realidades dos sujeitos da EJA. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, baseada na análise de publicações acadêmicas disponíveis em base de dados eletrônica, selecionadas conforme critérios de relevância temática e atualidade. A análise demonstrou que a valorização das experiências de vida e dos conhecimentos oriundos da cultura cotidiana favoreceu o fortalecimento da identidade dos educandos, a ressignificação do processo de escolarização e o engajamento com práticas sociais transformadoras. Constatou-se que a escuta ativa e o reconhecimento epistêmico dos sujeitos atuaram como elementos estruturantes de uma educação democrática e emancipada, especialmente quando articulados a propostas pedagógicas fundamentadas na educação popular. O estudo indicou ainda a necessidade de maior aprofundamento teórico e metodológico sobre a mediação entre conteúdos escolares e formas de conhecimento comunitárias, com ênfase na formação de educadores comprometidos com práticas pedagógicas inclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lílian de Oliveira Pereira, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Ricardo Gomes da Silva, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Jôse de Souza Vieira, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Eduardo Fernando Miranda, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Giovani Manenti, UNADES

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad del Sol (UNADES).

Downloads

Publicado

2025-07-14

Como Citar

Pereira, L. de O., Silva, R. G. da, Vieira, J. de S., Miranda, E. F., & Manenti, G. (2025). HISTÓRIAS DE VIDA E SABERES POPULARES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EJA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1513–1530. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20333