HISTÓRIAS DE VIDA E SABERES POPULARES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EJA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20333Palavras-chave:
Trajetórias escolares. Mediação cultural. Educação contextualizada. Reconhecimento social. Práticas críticas.Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar as contribuições da escuta das trajetórias de vida, da incorporação de conhecimentos não escolares e da promoção de práticas cidadãs na construção do conhecimento na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa centrou-se na discussão sobre como experiências pessoais, referenciais culturais comunitários e práticas de cidadania crítica se articularam na constituição de uma pedagogia mais sensível às realidades dos sujeitos da EJA. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, baseada na análise de publicações acadêmicas disponíveis em base de dados eletrônica, selecionadas conforme critérios de relevância temática e atualidade. A análise demonstrou que a valorização das experiências de vida e dos conhecimentos oriundos da cultura cotidiana favoreceu o fortalecimento da identidade dos educandos, a ressignificação do processo de escolarização e o engajamento com práticas sociais transformadoras. Constatou-se que a escuta ativa e o reconhecimento epistêmico dos sujeitos atuaram como elementos estruturantes de uma educação democrática e emancipada, especialmente quando articulados a propostas pedagógicas fundamentadas na educação popular. O estudo indicou ainda a necessidade de maior aprofundamento teórico e metodológico sobre a mediação entre conteúdos escolares e formas de conhecimento comunitárias, com ênfase na formação de educadores comprometidos com práticas pedagógicas inclusivas.
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