A RELEVÂNCIA DO LETRAMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(EJA): UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9910Palavras-chave:
Educação de Jovens e adultos. Letramento Matemático. Resolução de problemas. Formação docente.Resumo
O presente estudo desenvolveu uma investigação em escolas públicas cearenses sobre como é trabalhado o letramento matemático na EJA - Educação de Jovens e Adultos. A referida temática envolve práticas sociais como também as relações entre os conteúdos escolares e o cotidiano dos sujeitos educandos, de modo a melhor prepará-los para a lida com as situações desafiadoras no uso da matemática de forma crítica. Para isso, foram utilizados como referenciais teóricos autores como Perrenoud (2013); Soares (2002, 2003,2004 e 2018); D`Ambrosio (1985,1993,2009 e 2012); Fonseca (2001, 2002, 2004, 2005, 2014 e 2018) e Smolle (2001 e 2008). A questão central abordada na presente pesquisa refere-se à identificaçao de fatores que dificultam o processo de letramento matemático no aprendizado dos educandos da EJA. O objetivo central foi o de mostrar a importância da matemática na vida dos educandos da EJA e, que através do seu domínio, os sujeitos são capazes de enfrentar os desafios pertinentes às suas necessidades ao longo da vida. Norteada por uma abordagem qualitativa e no formato de pesquisa de campo, a presente tese teve como objeto de estudo duas escolas da Prefeitura Municipal de Fortaleza e trabalhou com uma amostra de 20 alunos do Primeiro Segmento (EJA II); 10 educadores das turmas de Primeiro Segmento (EJA II) e Segundo Segmento (EJA III) e 08 gestores escolares. Entrevistas do tipo semiestruturada foram utilizadas para a coleta das percepcões da amostra de atores da educação no formato da EJA em ambas as escolas. Os dados coletados foram organizados em temáticas e analisados a partir das falas dos sujeitos, de registros e resultados preliminares do experimento envolvendo a estratégia da resolução de problemas. Os resultados revelaram que o letramento matemático está presente no discurso dos educadores, mas, na prática a sua materialidade ainda está longe de ser conquistada já que sua viabilidade passa por uma formação sólida e diferenciada dos educadores, além da inclusão do letramento matemático no currículo da EJA.
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