AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Talita Cavalcante Vieira Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • João Batista Araujo da Silva Junior Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Lauro Araujo Mota Universidade Federal do Piaui – UFPI
  • Daniele Alves Ferreira Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Rodolfo de Melo Nunes UNIFAMETRO
  • Ana Paula de Araújo Mota Universidade Estadual do Ceará-UECE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13085

Palavras-chave:

Recurso Didático. Ensino de Ciências. Histórias em Quadrinhos.

Resumo

Na formação inicial, o pensamento reflexivo é essencial, pois o futuro docente precisa refletir sobre sua atuação no ambiente educativo, pensando em metodologias e estratégias para contribuir com o ensino e aprendizagem. As histórias em quadrinhos são aliadas valiosas para os professores, devido à sua linguagem atrativa e divertida, que permite abordar várias temáticas, incluindo ciências. Este estudo busca entender como estudantes de pedagogia percebem o uso de histórias em quadrinhos no ensino de ciências. O trabalho visa apresentar as concepções dos alunos sobre as dificuldades e possibilidades da produção de HQs para trabalhar os conteúdos de ciências da natureza. A pesquisa utilizou uma abordagem quali-quantitativa, incluindo análise documental, questionários, observações e narrativas da pesquisadora. Os resultados destacam que, apesar dos desafios, a produção de HQs é um recurso rico para abordar diversos conhecimentos, temas de ciências e outras disciplinas de forma lúdica, contribuindo para a formação dos participantes ao incentivá-los a explorar estratégias e recursos diversificados em sua prática profissional.

Biografia do Autor

Talita Cavalcante Vieira, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Pedagoga – UECE. 

João Batista Araujo da Silva Junior, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Doutor em Química - UFC; Professor de Química – UECE. Químico – UFC. 

Lauro Araujo Mota, Universidade Federal do Piaui – UFPI

Doutor em Educação - UNICAMP; Professor do Curso de Ciências da Natureza – UFPI Pedagogo UECE.

Daniele Alves Ferreira, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Pós-doutorado na UFC; Doutora em Química - UFC; Professora de Química - UECE, Química – UFC. 

Rodolfo de Melo Nunes, UNIFAMETRO

Doutor em Ciências Médicas - UFC; Professor dos Cursos da Saúde: UNIFAMETRO/UNIJAGUARIBE/MULTIVERSA, Farmacêutico – UFC. 

Ana Paula de Araújo Mota, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Mestra em Educação - PUC Campinas; Professora da Pedagogia- UECE. Pedagoga - UECE.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Vieira, T. C., Silva Junior, J. B. A. da, Mota, L. A., Ferreira, D. A., Nunes, R. de M., & Mota, A. P. de A. (2024). AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 954–980. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13085