AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13085Palavras-chave:
Recurso Didático. Ensino de Ciências. Histórias em Quadrinhos.Resumo
Na formação inicial, o pensamento reflexivo é essencial, pois o futuro docente precisa refletir sobre sua atuação no ambiente educativo, pensando em metodologias e estratégias para contribuir com o ensino e aprendizagem. As histórias em quadrinhos são aliadas valiosas para os professores, devido à sua linguagem atrativa e divertida, que permite abordar várias temáticas, incluindo ciências. Este estudo busca entender como estudantes de pedagogia percebem o uso de histórias em quadrinhos no ensino de ciências. O trabalho visa apresentar as concepções dos alunos sobre as dificuldades e possibilidades da produção de HQs para trabalhar os conteúdos de ciências da natureza. A pesquisa utilizou uma abordagem quali-quantitativa, incluindo análise documental, questionários, observações e narrativas da pesquisadora. Os resultados destacam que, apesar dos desafios, a produção de HQs é um recurso rico para abordar diversos conhecimentos, temas de ciências e outras disciplinas de forma lúdica, contribuindo para a formação dos participantes ao incentivá-los a explorar estratégias e recursos diversificados em sua prática profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY