O ENSINO E APRENDIZADO MATEMÁTICO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ANÁLISE DE ALGUMAS FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14913Palavras-chave:
Ensino Básico. Educação Matemática. Inteligência Artificial. Plataforma GenIA. Photomath. ChatGPT.Resumo
Durante o isolamento social, devido à COVID-19, houve a necessidade dos docentes para a utilização de Inteligência Artificial como recurso didático, cujo objetivo era a adaptação de metodologias de Ensino Presencial ao Ensino Remoto, estudos sobre o uso de Inteligência Artificial surgiram para analisar as possibilidades e as limitações de aplicação delas no Ensino Básico, como são orientadas pela Base Nacional Comum Curricular. Logo, a finalidade dessa pesquisa é apresentar três plataformas gratuitas, contendo IA’s que tenham potencialidade de aplicação em salas de aula, especificamente na disciplina de Matemática, e como os recursos dispostos em cada uma delas podem ser explorados. Para isso, utilizou-se de uma investigação qualitativa e exploratória, os quais foram pautadas em pesquisa bibliográfica. Com base nisso, foram escolhidas a Plataforma GenIA, Photomath e ChatGPT, destacando as suas interfaces, as suas funcionalidades e opções disponíveis, além de exemplificações de uso para demonstração na resolução de cálculos matemáticos simples e complexos e auxílio para o aprendizado em conteúdos de matemática.Por fim, este trabalho procura disseminar o conhecimento sobre a utilização de aplicativos e plataformas que usufruem da Inteligência Artificial e como podem ser aplicadas no Ensino Básico, tanto como proveito do professor quanto para o auxílio do estudante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY