A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DE EMÍLIA FERREIRO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15141Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento. Construtivismo. Sociocultural. Psicogênese educacional.Resumo
O artigo investiga os processos de alfabetização e letramento na perspectiva de Emília Ferreiro, destacando sua abordagem construtivista, que valoriza o papel ativo da criança e o contexto sociocultural no desenvolvimento da escrita. Utilizando metodologia qualitativa exploratória, a análise demonstra que práticas pedagógicas baseadas em Ferreiro promovem uma alfabetização mais significativa e inclusiva. A inclusão de tecnologias digitais, de forma crítica e reflexiva, complementa e enriquece o processo de aprendizagem. A teoria da psicogênese da língua escrita, proposta por Ferreiro, enfatiza a importância de compreender os diferentes estágios do desenvolvimento da escrita nas crianças, permitindo que os educadores adaptem suas práticas pedagógicas para melhor atender às necessidades individuais dos alunos. Esta abordagem promove a construção ativa do conhecimento e a valorização do erro como parte do processo aprendizagem.
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