A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DE EMÍLIA FERREIRO

Autores

  • Nilson da Cruz Fonseca Universidade Europeia do Atlântico
  • Bernadete de Santana Ximenes Universidade Europeia do Atlântico
  • Belardino Souza Pedreira Neto Universidade Europeia do Atlântico Espanha
  • Antônio José Santana dos Santos Universidade Europeia do Atlântico
  • Luciana dos Santos Andrade Menezes Universidade Europeia do Atlântico
  • Josefa Celestina dos Santos Universidade Europeia do Atlântico
  • Ana Paula de Santana Nascimento Universidade Europeia do Atlântico
  • Silvanete da Silva Batista Universidade Europeia do Atlântico
  • Erika Joaquina Barboza Martins Universidade Europeia do Atlântico
  • Marcos Pereira dos Santos Universidade Europeia do Atlântico
  • Alexandra Pereira Goulart Universidade Europeia do Atlântico
  • Armstrong Pereira de Almeida Universidade Leonardo da Vinci
  • Josenilda Quitéria Ramos Novais Universidade Europeia do Atlântico
  • Denise Aparecida de Souza Picinin Universidade Europeia do Atlântico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15141

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Construtivismo. Sociocultural. Psicogênese educacional.

Resumo

O artigo investiga os processos de alfabetização e letramento na perspectiva de Emília Ferreiro, destacando sua abordagem construtivista, que valoriza o papel ativo da criança e o contexto sociocultural no desenvolvimento da escrita. Utilizando metodologia qualitativa exploratória, a análise demonstra que práticas pedagógicas baseadas em Ferreiro promovem uma alfabetização mais significativa e inclusiva. A inclusão de tecnologias digitais, de forma crítica e reflexiva, complementa e enriquece o processo de aprendizagem. A teoria da psicogênese da língua escrita, proposta por Ferreiro, enfatiza a importância de compreender os diferentes estágios do desenvolvimento da escrita nas crianças, permitindo que os educadores adaptem suas práticas pedagógicas para melhor atender às necessidades individuais dos alunos. Esta abordagem promove a construção ativa do conhecimento e a valorização do erro como parte do processo aprendizagem.

Biografia do Autor

Nilson da Cruz Fonseca, Universidade Europeia do Atlântico

Mestrando em Educação -Universidade Europeia do Atlântico - Espanha. 

Bernadete de Santana Ximenes, Universidade Europeia do Atlântico

Mestranda em Educação -Universidade Europeia do Atlântico – Espanha.  

Belardino Souza Pedreira Neto, Universidade Europeia do Atlântico Espanha

Mestrando em Educação -Universidade Europeia do Atlântico Espanha.  

Antônio José Santana dos Santos, Universidade Europeia do Atlântico

Mestrando em Educação -Universidade Europeia do Atlântico - Espanha. 

Luciana dos Santos Andrade Menezes, Universidade Europeia do Atlântico

Mestranda em Educação -Universidade Europeia do Atlântico - Espanha. 

Josefa Celestina dos Santos, Universidade Europeia do Atlântico

Mestranda em Educação -Universidade Europeia do Atlântico - Espanha. 

Ana Paula de Santana Nascimento, Universidade Europeia do Atlântico

Mestranda em Educação -Universidade Europeia do Atlântico - Espanha. 

Silvanete da Silva Batista, Universidade Europeia do Atlântico

Mestranda em Educação -Universidade Europeia do Atlântico - Espanha. 

Erika Joaquina Barboza Martins, Universidade Europeia do Atlântico

Mestranda em Educação -Universidade Europeia do Atlântico - Espanha. 

Marcos Pereira dos Santos, Universidade Europeia do Atlântico

Mestrando em Educação -Universidade Europeia do Atlântico - Espanha. 

Alexandra Pereira Goulart, Universidade Europeia do Atlântico

Mestranda em Educação -Universidade Europeia do Atlântico – Espanha. 

Armstrong Pereira de Almeida, Universidade Leonardo da Vinci

Mestrando na Universidade Leonardo da Vinci – Paraguai. 

Josenilda Quitéria Ramos Novais, Universidade Europeia do Atlântico

Mestranda em Educação -Universidade Europeia do Atlântico – Espanha. 

Denise Aparecida de Souza Picinin, Universidade Europeia do Atlântico

Mestranda em Educação -Universidade Europeia do Atlântico – Espanha.

Downloads

Publicado

2024-08-06

Como Citar

Fonseca, N. da C., Ximenes, B. de S., Pedreira Neto, B. S., Santos, A. J. S. dos, Menezes, L. dos S. A., Santos, J. C. dos, … Picinin, D. A. de S. (2024). A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DE EMÍLIA FERREIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 618–629. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15141