O PAPEL DA LITERATURA SURDA NO CONTEXTO EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO SUJEITO SURDO

Autores

  • Maria Carolynny Doana Brito Teixeira Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Francisca Melo Agapito Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20583

Palavras-chave:

Constituição surda. Recurso didático. Valorização cultural.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a Literatura Surda como recurso didático para a constituição do educando surdo, bem como na construção de valores sociais e identitários, a partir do viés de produções acadêmicas. Para tanto, o estudo embasou-se em autores/as da área de Educação de surdos e da Literatura Surda uma compreensão mais ampla. No campo metodológico, a pesquisa configura-se como uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa e descritiva, tendo o Estado da Arte como caminho para a realização da imersão na pesquisa. Foram utilizadas bases como BDTD, repositórios institucionais e o google acadêmico. Os dados gerados foram escrutinados por meio da análise descritiva. Os resultados, revelaram que, quando a Literatura Surda inserida como recurso didático, contribui diretamente para o desenvolvimento da identidade, cultura e linguagem de estudantes surdos, ao mesmo tempo que consegue promover a inclusão e o respeito às diferenças na comunidade escolar. Nessa seara deve ser alcançada também uma educação mais acessível, acolhedora e significativa, permitindo que o estudante surdo se reconheça como protagonista de sua própria história. Assim, valorizar essa forma de expressão é reconhecer a diversidade cultural e linguística que compõe nosso país, garantindo espaço para que a comunidade surda se veja, se escute e seja respeitada em sua totalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carolynny Doana Brito Teixeira Silva, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Francisca Melo Agapito, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ensino Docente da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Docente permanente do Programa de Programas de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas - PPGEPE/UFMA   - Centro de Ciências de Imperatriz. Imperatriz- MA.

Downloads

Publicado

2025-08-04

Como Citar

Silva, M. C. D. B. T., & Agapito, F. M. (2025). O PAPEL DA LITERATURA SURDA NO CONTEXTO EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO SUJEITO SURDO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 323–337. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20583