O PAPEL DA LITERATURA SURDA NO CONTEXTO EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO SUJEITO SURDO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20583Palavras-chave:
Constituição surda. Recurso didático. Valorização cultural.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a Literatura Surda como recurso didático para a constituição do educando surdo, bem como na construção de valores sociais e identitários, a partir do viés de produções acadêmicas. Para tanto, o estudo embasou-se em autores/as da área de Educação de surdos e da Literatura Surda uma compreensão mais ampla. No campo metodológico, a pesquisa configura-se como uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa e descritiva, tendo o Estado da Arte como caminho para a realização da imersão na pesquisa. Foram utilizadas bases como BDTD, repositórios institucionais e o google acadêmico. Os dados gerados foram escrutinados por meio da análise descritiva. Os resultados, revelaram que, quando a Literatura Surda inserida como recurso didático, contribui diretamente para o desenvolvimento da identidade, cultura e linguagem de estudantes surdos, ao mesmo tempo que consegue promover a inclusão e o respeito às diferenças na comunidade escolar. Nessa seara deve ser alcançada também uma educação mais acessível, acolhedora e significativa, permitindo que o estudante surdo se reconheça como protagonista de sua própria história. Assim, valorizar essa forma de expressão é reconhecer a diversidade cultural e linguística que compõe nosso país, garantindo espaço para que a comunidade surda se veja, se escute e seja respeitada em sua totalidade.
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