CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS TEMPERAMENTOS PARA A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NA MEDIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Autores

  • Érica Cristina Araujo Almeida Universidade Federal do Maranhão
  • Francisca Melo Agapito Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20580

Palavras-chave:

Teoria dos temperamentos. Relação professor-aluno. Educação emocional.

Resumo

Este artigo objetivou analisar contribuições evidenciadas nas produções científico-acadêmicas sobre a teoria dos temperamentos para a relação professor/aluno na mediação das aprendizagens. As bases teóricas foram alicerçadas em autores que discutem sobre a Teoria dos Temperamentos, como Kersey (1998), Steiner (2006), Cloninger (2007). A metodologia adotada para o desenvolvimento desta investigação pautou-se em uma revisão de literatura, com base no método do estado da arte, para refletir sobre como os temperamentos, enquanto traços inerentes da personalidade humana, influenciam a relação entre professores e alunos. A pesquisa analisou quatro estudos acadêmicos publicados entre 2015 e 2025, encontrados na BDTD e no Google Acadêmico, com foco nos termos “teoria dos temperamentos”, “relação professor-aluno” e “educação”. Os resultados mostram que entender os diferentes temperamentos ajuda a criar vínculos mais positivos em sala de aula, favorecendo o respeito às individualidades e de práticas pedagógicas mais sensíveis. No entanto, os estudos também evidenciam desafios, como a falta de formação dos professores sobre o tema, barreiras acerca da personalização do ensino e a urgência por abordagens mais empáticas. Reconhecer e valorizar os temperamentos no ambiente escolar é, portanto, um caminho para tornar a educação mais humana, acolhedora e eficaz.

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Biografia do Autor

Érica Cristina Araujo Almeida, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda do Curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz -MA.

Francisca Melo Agapito, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ensino. Docente da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Docente permanente do Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas – PPGEPE/UFMA – Centro de Ciências de Imperatriz. Imperatriz-MA.

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Publicado

2025-08-07

Como Citar

Almeida, Érica C. A., & Agapito, F. M. (2025). CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS TEMPERAMENTOS PARA A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NA MEDIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 698–713. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20580