LIBRAS PARA EDUCANDOS SURDOS E OUVINTES

Autores

  • Alex Dornelles Nardon Faculdade IBRA
  • Fabiano Lanes de Lanes Faculdade IBRA
  • Laércio Lanes de Lanes Faculdade IBRA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.19512

Palavras-chave:

Libras. Surdos. Educação. Introdução.

Resumo

Os surdos eram considerados incapazes de aprender por serem deficientes, a partir do século XVI essa visão mudou, ocorrendo a transformações, na Europa, se preocuparam com esse grupo. Ernest Huet ou Eduard Huert, lutou pela educação dos surdos, por sua vez, foi acometido por uma doença aos 12 anos de idade, teve a melhor educação da época, aprendendo Língua dos Sinais  Francesa, em escola privada. Fundada o Imperial Instituto Nacional de Surdos-Mudos. Em 1957 em funcionamento o Instituto de Educação dos Surdos-INES, até a atualidade. No passado os surdos eram insistidos na oralização, não interagiam com os ouvintes, reparavam com intenso ensino orofacial, movimentos lábios e músculos da face. A constituição Federal de 1988 trata do atendimento educacional especializado preferencialmente no ensino regular. A lei nº9. 394/96, Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, professores especializados ou devidamente capacitados para atua em sala de aula. O ensino de libras deve ter uma linguagem estabelecida, com planejamento, formação de sinais, exploração do espaço. Á parte da grade curricular. Sancionado LIBRAS como comunicação e expressão do país. Promove o acesso a comunicação e informação ao surdo. Autonomia lingüística e aos ouvintes a possibilidade de aprender uma nova linguagem. Família responsável pelo caráter em construção do educando. Desafio âmbito escolar, professor papel fundamental sobre prática pedagógica de ensino. Engajada na linguagem de sinais. A criança surda tem o direito de ter um interprete na tradução e interpretação de Libras. Barreiras de educando surdas são inúmeras. A educação é universal incluindo as diversidades. Estabelece a acessibilidade nos sistemas de comunicação e sinalização. Aquisição de sinais pelos ouvintes. O ensino Bilíngüe vem ganhando espaço ao longo dos anos. As escolas vêm com a proposta de tornar acessível às crianças duas línguas no contexto escolar. Valorização de escolas bilíngües.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Dornelles Nardon, Faculdade IBRA

PROFOP-R2-Letras Libra pela Faculdade IBRA (2024).   Pós-graduação  em Gestão de Segurança Pública-FITEC, Faculdade IBRA (2023).Pós-graduando em  Direito Penal e Processual  Penal -FITEC (IBRA).    pela Faculdade IBRA.

Fabiano Lanes de Lanes, Faculdade IBRA

Pós-graduando em Direito Penal e Processual Penal -FITEC (IBRA), Pós-graduação Inteligência Policial e Prisional (2020), pela Faculdade IBRA. Licenciatura plena em matemática (2010), pela Faculdade URCAMP.

Laércio Lanes de Lanes, Faculdade IBRA

Pós-graduação  em Inteligência Policial e Prisional (2020), pela Faculdade IBRA. Pós- graduando em Direito Penal e Processual Penal -FITEC (IBRA). Acadêmico em português Letras R2 pela faculdade IBRA e licenciatura plena em Matemática (2009), pela Faculdade URCAM.

Downloads

Publicado

2025-03-31

Como Citar

Nardon, A. D., Lanes, F. L. de, & Lanes, L. L. de. (2025). LIBRAS PARA EDUCANDOS SURDOS E OUVINTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 2429–2442. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.19512