EDUCAÇÃO, DIREITO E JUSTIÇA SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE A EFETIVAÇÃO DAS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008 NO COMBATE AO RACISMO E NA VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL

Autores

  • Flávia Leite do Rêgo Barros Prefeitura da Cidade do Recife 
  • Maria Segunda Gomes de Lima
  • João Victor Borba
  • Ronnei Prado Lima UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18097

Palavras-chave:

Education. Human Rights. Ethnic-Racial Relations. Indigenous Peoples. Temporal Milestone.

Resumo

As desigualdades raciais e históricas no Brasil foram perpetuadas por um sistema educacional que negligenciou por séculos a contribuição das populações afrodescendentes e indígenas. Através de um sistema político excludente, segregador e racista, ao longo da história brasileira, essas populações tiveram suas contribuições sociais, políticas, econômicas, culturais e religiosas silenciadas. Para enfrentar esse apagamento histórico e promover a valorização da diversidade cultural, as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 se tornaram um verdadeiro “marco temporal” que, nesse contexto, tornaram obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nos currículos escolares. Este estudo tem como objetivo analisar, sob a perspectiva do direito e dos direitos humanos, os avanços e desafios na implementação dessas legislações. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa bibliográfica e análise documental de normativas nacionais e internacionais, incluindo a Constituição Federal de 1988, a Convenção nº 169 da OIT e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Os resultados indicam que, apesar dos avanços jurídicos e normativos, a implementação real dessas leis enfrenta obstáculos, como resistência institucional, falta de formação docente e ausência de monitoramento efetivo. Além disso, a pesquisa discute a ilegalidade do marco temporal, que ameaça os direitos territoriais indígenas e contraria normativas constitucionais e internacionais. Conclui-se que, para a efetividade dessas políticas, é essencial uma articulação entre o direito e a educação, promovendo ações que garantam a inclusão curricular dessas temáticas e a justiça social. Recomenda-se a ampliação de pesquisas sobre a aplicabilidade das leis e o fortalecimento de políticas públicas que assegurem sua implementação plena e eficaz.

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Biografia do Autor

Flávia Leite do Rêgo Barros, Prefeitura da Cidade do Recife 

Professora I da Prefeitura da Cidade do Recife  - Especialização em História do Brasil e Gestão Escolar e Coordenadora Pedagógica.  Atualmente em função Técnica Pedagógica, Bacharel em Direito com ênfase em Direito Penal e Processual Penal.

Maria Segunda Gomes de Lima

Juíza de Direito, especialista em Direito Penal e Processual Penal e Direito da Saúde.

João Victor Borba

Analista de Políticas do Governo do Canadá. Mestrado em Ciência Política e bacharelado em Relações Internacionais. Expertise inclui comércio internacional, assuntos intergovernamentais e econômicos. Sua pesquisa se concentra em Assuntos Internacionais e como a fé se cruza com a política.  

Ronnei Prado Lima, UFPE

Professor 1 da prefeitura municipal do Ipojuca e de Camaragibe. Especialista em História da África FUNESO. Mestre em História pela UFPE, núcleo de pesquisa do mundo Atlântico. Membro do NEAB/ UFPE, Pesquisador CEA/UFPE. Membro do grupo de estudos África 70 e do ABE África. Atualmente Coordenador de EJA da Prefeitura do Ipojuca. 

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Publicado

2025-02-04

Como Citar

Barros, F. L. do R., Lima, M. S. G. de, Borba, J. V., & Lima, R. P. (2025). EDUCAÇÃO, DIREITO E JUSTIÇA SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE A EFETIVAÇÃO DAS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008 NO COMBATE AO RACISMO E NA VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 239–259. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18097