A EDUCAÇÃO INDÍGENA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18230

Palavras-chave:

Educação indígena. Escolas indígenas. Diversidade cultural.

Resumo

A educação indígena no Brasil passou por diferentes fases, desde a catequização Jesuítica no período Colonial até o reconhecimento da educação diferenciada na Constituição Federal de 1988. O presente estudo investiga os desafios e avanços dessa modalidade educacional, analisando aspectos históricos, legislativos e estruturais. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, evidencia que, apesar do arcabouço normativo favorável, a efetivação da educação indígena ainda enfrenta barreiras significativas, como a precariedade da infraestrutura escolar, a escassez de professores qualificados e a ameaça à diversidade linguística. Além disso, a padronização curricular e a carência de materiais didáticos específicos comprometem a valorização dos saberes indígenas. Os resultados indicam que investimentos na formação docente, na estrutura das escolas e na produção de conteúdos pedagógicos adequados são fundamentais para garantir uma educação intercultural e bilíngue efetiva. Conclui-se que, embora tenha havido avanços, a educação indígena ainda necessita de políticas públicas mais efetivas para consolidar sua proposta de ensino inclusivo e culturalmente respeitoso.

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Biografia do Autor

Daurineth Alves Prado, Faculdade Futura

Licencianda em Pedagogia. Faculdade Futura.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura de Votuporanga. Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Graduada em Letras (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Direito (UNIFEV).  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4672-6013.

Tiago Moreno Lopes Roberto, Faculdade Futura

Graduado em Psicologia (UNIFEV); Licenciado em Pedagogia (UNIBF); Mestre em Psicologia da Saúde (FAMERP); Doutorando em Ciências da Saúde (FAMERP); Especialista em Saúde Mental (FUTURA); Especialista em ABA (FUTURA); Gestor de Políticas Acadêmicas (FUTURA); Docente no Curso de Psicologia e Odontologia (UNIRP). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5689-7468

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestrado em Matemática (UNESP). Docente da Faculdade Futura de Votuporanga Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0238-5058

Amanda da Silva Cuim, Faculdade Futura

Docente na Faculdade Futura de Votuporanga. Docente na Prefeitura de Votuporanga. Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental, Coordenação Pedagógica (UFSCAR). Graduada em Pedagogia (UNIFEV). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6274-3526

Melka Carolina Faria Catelan, Faculdade Futura

Docente na Faculdade Futura. Graduada em Matemática (UNESP) Graduação em Pedagogia ( Centro de Educação Continuada) Mestrado em Matemática (UNESP); Coordenadora de Área (SEE/SP). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0241-4058.

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Publicado

2025-02-27

Como Citar

Prado, D. A., Oliveira, E. A. de, Roberto, T. M. L., Mendes, I., Cuim, A. da S., & Catelan, M. C. F. (2025). A EDUCAÇÃO INDÍGENA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2575–2582. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18230