COLORINDO A CIÊNCIA: BATATA-DOCE ROXA (IPOMOEA BATATAS (L.) LAM.) E SEU USO DIDÁTICO NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20142Palavras-chave:
Amido. Aula experimental. Catalase. Enzimas. Indicador de pH.Resumo
Esse artigo buscou propor o uso da Batata doce roxa (Ipomoea batatas (L.) LAM.) em atividades experimentais aplicada aos alunos do Ensino Médio, nas disciplinas de Química (Indicador natural de pH) e na Biologia (Ação da enzima catalase e detecção do amido por meio do Lugol à 3%). A metodologia empregada utilizou materiais simples e do cotidiano, com o objetivo de facilitar e instigar a aprendizagem dos discentes. No que tange aos resultados encontrados, o uso da Batata doce roxa no ensino de Química, pode ser um excelente recurso alternativo como indicador natural de pH, permitindo trabalhar o assunto de funções inorgânicas. Já na Biologia, esse tubérculo permite a discussão e importância das enzimas para os seres vivos e a função da enzima catalase pela reação de decomposição dessa enzima pelo seu substrato o Peróxido de Hidrogênio (Água oxigenada), liberando gás oxigênio (bolhas), água e calor. O assunto de estrutura e função de carboidratos também pode ser contemplado, havendo reação positiva com o Iodo (coloração azul marinho) em contato com o amido da batata doce roxa. Como conclusão, o uso de produtos naturais, como proposto neste trabalho se desponta como um valioso recurso no ensino de Química e Biologia, permitindo despertar e motivar a aprendizagem dos alunos, além de favorecer a ótica da experimentação cientifica.
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