AS LEVEDURAS BORBULHANTES: UM EXPERIMENTO SIMPLES E DE BAIXO CUSTO PARA DESVENDAR A AÇÃO DA ENZIMA CATALASE NA BIOLOGIA

Autores

  • Tiago Maretti Gonçalves Universidade Federal de São Carlos image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14836

Palavras-chave:

Aula prática. Ensino de Biologia. Catalase. Peroxissomos. Peróxido de Hidrogênio.

Resumo

Desde a invenção do primeiro microscópio no século XVI, pelo holandês Zacharias Janssen o mundo celular tem evoluído cada vez mais, mostrando-nos um universo fascinante, dotado de múltiplos processos, onde moléculas e diversos componentes químicos e biológicos interagem entre sí. A Biologia Celular é uma das áreas mais fascinantes da Biologia, dedicada ao estudo das células, seus componentes e processos metabólicos. No entanto, a complexidade dos processos microscópicos e a falta de recursos adequados em muitas escolas tornam o ensino dessa disciplina um desafio. Para contornar essa dificuldade e despertar o interesse dos alunos, propomos uma aula experimental prática e acessível, focada na ação da enzima catalase nas leveduras, utilizando materiais caseiros e de baixo custo. Como metodologia, os alunos serão convidados a vivenciarem uma aula experimental com duração média de duas aulas, utilizando-se como insumos materiais descartáveis como copos transparentes, sachets de fermento biológico seco instantâneo, água oxigenada ou peróxido de hidrogênio (H2O2 à 3%) e uma fonte de calor (fogão ou micro-ondas). Como principal resultado vivenciado por meio da aula prática proposta, os alunos irão perceber que apenas o tratamento contendo água, água oxigenada (H2O2) e leveduras (fermento biológico) irá reagir, permitindo-se observar a reação de decomposição da enzima catalase presente nas células das leveduras, formando oxigênio (bolhas), água e energia. Já o tratamento onde foi administrado água fervente nada ocorrerá, devido a desnaturação enzimática pelo calor e morte das leveduras. Assim, esperamos que o envolvimento dos alunos e a mediação do professor possam desencadear momentos ricos de aprendizagem, facilitando a contextualização do assunto abordado além de permitir aguçar o ato de fazer Ciência, elaborando e respondendo hipóteses. Ao final da atividade, como método avaliativo, poderá ser solicitado aos alunos a confecção de um relatório, diagnosticando a aprendizagem e sanando possíveis dúvidas.

Biografia do Autor

Tiago Maretti Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Ciências (Genética Evolutiva e Biologia Molecular), UFSCar – SP.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Gonçalves, T. M. (2024). AS LEVEDURAS BORBULHANTES: UM EXPERIMENTO SIMPLES E DE BAIXO CUSTO PARA DESVENDAR A AÇÃO DA ENZIMA CATALASE NA BIOLOGIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2678–2690. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14836