O USO DO DOMINÓ COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE DIVISÃO CELULAR: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE FEDERAL EM FLORIANO – PI
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13694Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Divisão Celular. Jogos. Dominó.Resumo
Ao analisar o cenário social atual, torna-se evidente que o entendimento de conceitos fundamentais das Ciências da Natureza, especialmente da Biologia, é crucial para a construção de uma sociedade mais equitativa, sustentável e voltada para o futuro. No entanto, o ensino desses conceitos enfrenta desafios que demandam atenção e estudos por parte da comunidade científica. Em particular, é necessário desenvolver e validar ferramentas e atividades que auxiliem no ensino de conceitos básicos de citologia, com destaque para o estudo da divisão celular. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo geral identificar as contribuições do uso do dominó pedagógico no ensino de divisão celular para alunos do 1º ano do Ensino Médio. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso embasado na etnometodologia, utilizando como instrumentos a Observação Participante e o registro fotográfico. Os resultados demonstraram que a utilização do jogo teve um impacto significativo no interesse e na participação dos alunos durante o processo de aprendizagem. A abordagem prática e dinâmica do jogo despertou a curiosidade dos estudantes, levando-os a se envolver ativamente e a desenvolver uma compreensão mais profunda dos conceitos de divisão celular. A visualização concreta das etapas do processo celular também facilitou a assimilação do conteúdo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY