O USO DO DOMINÓ COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE DIVISÃO CELULAR: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE FEDERAL EM FLORIANO – PI

Autores

  • Ana Valéria Borges de Carvalho Melo IFPI
  • André Augusto dos Santos Sousa IFPI
  • Debora Cristina de Oliveira Carvalho IFPI
  • Eliza Maria Andrade da Silva IFPI
  • Maria Luiza de Sousa Silva IFPI
  • Taís Ribeiro de Sousa IFPI
  • Michelle Mara de Oliveira Lima IFPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13694

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Divisão Celular. Jogos. Dominó.

Resumo

Ao analisar o cenário social atual, torna-se evidente que o entendimento de conceitos fundamentais das Ciências da Natureza, especialmente da Biologia, é crucial para a construção de uma sociedade mais equitativa, sustentável e voltada para o futuro. No entanto, o ensino desses conceitos enfrenta desafios que demandam atenção e estudos por parte da comunidade científica. Em particular, é necessário desenvolver e validar ferramentas e atividades que auxiliem no ensino de conceitos básicos de citologia, com destaque para o estudo da divisão celular. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo geral identificar as contribuições do uso do dominó pedagógico no ensino de divisão celular para alunos do 1º ano do Ensino Médio. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso embasado na etnometodologia, utilizando como instrumentos a Observação Participante e o registro fotográfico. Os resultados demonstraram que a utilização do jogo teve um impacto significativo no interesse e na participação dos alunos durante o processo de aprendizagem. A abordagem prática e dinâmica do jogo despertou a curiosidade dos estudantes, levando-os a se envolver ativamente e a desenvolver uma compreensão mais profunda dos conceitos de divisão celular. A visualização concreta das etapas do processo celular também facilitou a assimilação do conteúdo.

Biografia do Autor

Ana Valéria Borges de Carvalho Melo, IFPI

Mestre em Educação – IFPI, Campus Floriano

André Augusto dos Santos Sousa, IFPI

Licenciando em Ciências Biológicas – IFPI, Campus Floriano. 

Debora Cristina de Oliveira Carvalho, IFPI

Licencianda em Ciências Biológicas IFPI, Campus Floriano.

Eliza Maria Andrade da Silva, IFPI

Licencianda em Ciências Biológicas – IFPI, Campus Floriano.

Maria Luiza de Sousa Silva, IFPI

Licencianda em Ciências Biológicas – IFPI, Campus Floriano.

Taís Ribeiro de Sousa, IFPI

Licencianda em Ciências Biológicas – IFPI, Campus Floriano.

Michelle Mara de Oliveira Lima, IFPI

Mestre em Biologia – IFPI, Campus Floriano.

Downloads

Publicado

2024-04-24

Como Citar

Melo, A. V. B. de C., Sousa, A. A. dos S., Carvalho, D. C. de O., Silva, E. M. A. da, Silva, M. L. de S., Sousa, T. R. de, & Lima, M. M. de O. (2024). O USO DO DOMINÓ COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE DIVISÃO CELULAR: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE FEDERAL EM FLORIANO – PI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 2598–2613. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13694