ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA EVOLUÇÃO DAS PLANTAS

Autores

  • Maria Clara da Silva Oliveira Universidade Estadual do Piauí
  • Diana Ferreira Borges Barroso Universidade Estadual do Piauí
  • Lya Costa de Oliveira Universidade Estadual do Piauí
  • Ana Beatriz de Sousa Roque Universidade Estadual do Piauí
  • Claucenira Bandeira da Silva Universidade Estadual do Piauí https://orcid.org/0000-0002-6162-0807
  • Ruth Raquel Soares de Farias Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20813

Palavras-chave:

Metodologia Ativa. Jogos Educativos. Ensino de Botânica.

Resumo

O ensino de Botânica pode ser significativamente enriquecido por abordagens lúdicas, como os jogos, que tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico e envolvente. Jogos educativos não apenas facilitam a construção do conhecimento, mas também incentivam a participação ativa dos alunos, aproximando-os de uma compreensão mais profunda do discurso científico. Essa metodologia ativa desempenha um papel crucial na superação das dificuldades típicas associadas ao ensino da evolução das plantas, um tema que abrange conceitos complexos e muitas vezes abstratos. Neste contexto, este estudo propõe o uso do jogo de tabuleiro "Jornada das Plantas" como ferramenta didática inovadora para o ensino da evolução vegetal. O jogo apresenta cartas com diferentes níveis de dificuldade, marcadores e dados, que ilustram as distintas fases evolutivas das plantas — desde as briófitas até as angiospermas. A dinâmica do jogo favorece o raciocínio lógico, a colaboração entre os alunos e a argumentação, promovendo a integração de aspectos cognitivos e sociais. Os resultados obtidos sugerem que o jogo é eficaz para aumentar o engajamento dos alunos e facilitar a compreensão de conceitos evolutivos, tornando-os mais concretos e acessíveis. Além disso, ele contribui para o desenvolvimento de competências importantes, como resolução de problemas e habilidades de trabalho em equipe. Atividades lúdicas como essa também criam um ambiente mais acolhedor e estimulante, o que facilita a retenção do conteúdo e incentiva o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem. Dessa forma, conclui-se que metodologias lúdicas, como o jogo "Jornada das Plantas", têm um grande potencial para inovar o ensino de Botânica, tornando-o mais interativo e contextualizado. Apesar dos desafios de planejamento e adaptação, essas estratégias oferecem uma experiência educativa transformadora, alinhada tanto às necessidades dos estudantes quanto à valorização do ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Campus Heróis do Jenipapo, Campo Maior – PI. 

Diana Ferreira Borges Barroso, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Campus Heróis do Jenipapo, Campo Maior – PI. 

Lya Costa de Oliveira, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Campus Heróis do Jenipapo, Campo Maior – PI. 

Ana Beatriz de Sousa Roque, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Campus Heróis do Jenipapo, Campo Maior – PI. 

Claucenira Bandeira da Silva, Universidade Estadual do Piauí

Orientadora – Drª em Biotecnologia pede Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO – UFPI. Professora substituta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Heróis do Jenipapo, Campo Maior – PI.

Ruth Raquel Soares de Farias, Universidade Federal do Piauí

Coorientadora – Drª em Biotecnologia pede Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO – UFPI. Professora substituta da Universidade Federal do Piauí (UESPI) – Campus Petrônio Portela, Teresina PI.

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

Oliveira, M. C. da S., Barroso, D. F. B., Oliveira, L. C. de, Roque, A. B. de S., Silva, C. B. da, & Farias, R. R. S. de. (2025). ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA EVOLUÇÃO DAS PLANTAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 3130–3138. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20813