OS CONFLITOS NO ENSINO DE EVOLUÇÃO

Autores

  • Francisco Cássio Dias Sousa UESPI
  • Daniel Araújo Paz UESPI
  • Josimar Ferreira Pereira UESPI
  • Claucenira Bandeira da Silva UESPI
  • Ruth Raquel Soares de Farias UESPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19465

Palavras-chave:

Formação docente. Crenças religiosas. Ensino.

Resumo

O ensino da teoria da evolução enfrenta desafios que vão além da sala de aula, abrangendo questões culturais, religiosas, pedagógicas e políticas. Este trabalho tem como objetivo identificar os principais obstáculos à aceitação da teoria da evolução no Brasil, analisando artigos acadêmicos publicados entre 2019 e 2024, por meio de uma revisão bibliográfica e abordagem cienciométrica. A metodologia consistiu na análise de 30 artigos, dos quais 8 atenderam aos critérios estabelecidos, utilizando descritores como "Ensino” AND “Evolução" e "Evolução” AND “religiosidade". Os resultados destacam que os conflitos entre ciência e religião, somados à formação inadequada dos professores e à falta de recursos didáticos, perpetuam equívocos no ensino da evolução. A concentração de publicações entre 2019 e 2021 indica um maior debate público sobre o tema, enquanto os períodos de ausência de publicações sugerem uma descontinuidade no interesse acadêmico. de ausência de publicações sugerem uma descontinuidade no interesse acadêmico. A discussão destaca a importância de estratégias pedagógicas que conectem os conceitos científicos à realidade dos alunos, respeitando suas crenças individuais, mas, acima de tudo, garantindo uma instrução científica correta. Portanto, conclui-se que, para superar esses desafios, é necessário investir na formação docente, disponibilizar recursos interativos e adotar estratégias que promovam a alfabetização científica inclusiva. Nessa perspectiva, abordagens conciliatórias, como o modelo "magistérios não interferentes", podem ajudar a reduzir a polarização ideológica e fortalecer a educação científica.

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Biografia do Autor

Francisco Cássio Dias Sousa, UESPI

Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Heróis do Jenipapo.

Daniel Araújo Paz, UESPI

Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Heróis do Jenipapo.

Josimar Ferreira Pereira, UESPI

Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Heróis do Jenipapo.

Claucenira Bandeira da Silva, UESPI

Orientadora. Dra.em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia- RENORBIO-UFPI. Professora substituta da Universidade Estadual do Piauí-UESPI- Campus Heróis do Jenipapo- Campo Maior PI.

Ruth Raquel Soares de Farias, UESPI

Co-Orientadora. Dra.em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia- RENORBIO-UFPI. Professora substituta da Universidade Federal do Piauí-Campus Petrônio Portela, Teresina-PI.

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Publicado

2025-05-24

Como Citar

Sousa, F. C. D., Paz, D. A., Pereira, J. F., Silva, C. B. da, & Farias, R. R. S. de. (2025). OS CONFLITOS NO ENSINO DE EVOLUÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 6777–6786. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19465