CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS COM TEA:UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Carla Andreia Medina Silva FAESPI
  • Sílvia Patrícia de Sousa Silva FAESPI
  • Ruth Raquel Soares de Farias FAESPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18595

Palavras-chave:

Análise do Comportamento Aplicada. Autismo. Educação infantil.

Resumo

Este artigo investigou abordagens baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) utilizadas por professores da educação infantil no manejo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando promover o desenvolvimento das habilidades de alunos neurodiversos. A educação infantil é uma etapa crucial, pois favorece o desenvolvimento de competências sociais e contribui para o crescimento integral das crianças. A revisão integrativa foi realizada com artigos publicados entre 2019 e 2024 nas bases de dados BVS, Medline, Lilacs, Scielo e ScienceDirect, resultando em 7 estudos analisados. Os resultados indicam que, quando as práticas pedagógicas são alinhadas às estratégias ABA, os resultados são satisfatórios. Técnicas como observação e registro de comportamentos possibilitam a definição de objetivos claros de intervenção. Quando aplicadas de maneira estruturada, essas estratégias promovem o aprimoramento de competências e a redução de comportamentos disruptivos. A ABA se revela essencial no contexto escolar para alunos com TEA, pois suas estratégias não só beneficiam essas crianças, mas também favorecem todos os alunos, promovendo a inclusão e a integração dos estudantes no ambiente educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Andreia Medina Silva, FAESPI

Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada-ABA, Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI. 

Sílvia Patrícia de Sousa Silva, FAESPI

Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada-ABA, Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI.

Ruth Raquel Soares de Farias, FAESPI

Doutora em Biotécnologia (UFPI)/ Professora Universitária, Faculdade de Ensino Superior do Piauí -FAESPI.

Downloads

Publicado

2025-04-03

Como Citar

Silva, C. A. M., Silva, S. P. de S., & Farias, R. R. S. de. (2025). CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS COM TEA:UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 428–440. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18595