CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS COM TEA:UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18595Palavras-chave:
Análise do Comportamento Aplicada. Autismo. Educação infantil.Resumo
Este artigo investigou abordagens baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) utilizadas por professores da educação infantil no manejo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando promover o desenvolvimento das habilidades de alunos neurodiversos. A educação infantil é uma etapa crucial, pois favorece o desenvolvimento de competências sociais e contribui para o crescimento integral das crianças. A revisão integrativa foi realizada com artigos publicados entre 2019 e 2024 nas bases de dados BVS, Medline, Lilacs, Scielo e ScienceDirect, resultando em 7 estudos analisados. Os resultados indicam que, quando as práticas pedagógicas são alinhadas às estratégias ABA, os resultados são satisfatórios. Técnicas como observação e registro de comportamentos possibilitam a definição de objetivos claros de intervenção. Quando aplicadas de maneira estruturada, essas estratégias promovem o aprimoramento de competências e a redução de comportamentos disruptivos. A ABA se revela essencial no contexto escolar para alunos com TEA, pois suas estratégias não só beneficiam essas crianças, mas também favorecem todos os alunos, promovendo a inclusão e a integração dos estudantes no ambiente educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY