APLICAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ESTRATÉGIA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CONTEÚDOS DE EMBRIOLOGIA

Autores

  • Maria Luiza Oliveira de Aguiar Universidade Estadual do Piauí
  • Anderson de Sousa Batista Universidade Estadual do Piauí
  • Danielly Sousa Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Kelly Jamile Campelo Macedo Universidade Estadual do Piauí
  • Marcos Paulo Silva Paz Universidade Estadual do Piauí
  • Naira Beatriz dos Santos Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Claucenira Bandeira da Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Ruth Raquel Soares de Farias Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15387

Palavras-chave:

Biologia. Metodologia Ativa. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo estabelece a integração colaborativa entre docentes e alunos no processo educativo, com o fito de transmitir valores essenciais para um melhor desenvolvimento diante de um mundo que está em constante evolução. Com foco na Embriologia, a pesquisa apresenta a implementação de modelos didáticos com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa e envolvente sobre o desenvolvimento embrionário. Os modelos abrangem desde a fecundação até o estágio fetal final, incluindo também 10 questões sobre os temas abordados, sendo aplicados por estudantes de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), localizada em Campo Maior, PI, para também alunos da mesma turma, mas cujo propósito educativo poderia, facilmente, ser aplicado e adaptado ao ensino médio regular. Após a apresentação dos modelos didáticos, foi possível perceber um impacto positivo no aprendizado dos discentes, totalizando 80% de acertos nas questões apresentadas. Portanto, conclui-se que os modelos didáticos são cruciais para o entendimento dos temas de embriologia, haja vista o aproveitamento do conteúdo.

Biografia do Autor

Maria Luiza Oliveira de Aguiar, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí,  UESPI,  Campus  Heróis do Jenipapo.

Anderson de Sousa Batista, Universidade Estadual do Piauí

Graduando em  Licenciatura  Plena  em  Ciências  Biológicas  pela  Universidade  Estadual do  Piauí,  UESPI,  Campus  Heróis do Jenipapo.

Danielly Sousa Silva, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em  Licenciatura  Plena  em  Ciências  Biológicas  pela  Universidade  Estadual do  Piauí,  UESPI,  Campus  Heróis do Jenipapo.

Kelly Jamile Campelo Macedo, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em  Licenciatura  Plena  em  Ciências  Biológicas  pela  Universidade  Estadual do  Piauí,  UESPI,  Campus  Heróis do Jenipapo.

Marcos Paulo Silva Paz, Universidade Estadual do Piauí

Graduando  em  Licenciatura  Plena  em  Ciências  Biológicas  pela  Universidade  Estadual do  Piauí,  UESPI,  Campus  Heróis do Jenipapo.

Naira Beatriz dos Santos Silva, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em  Licenciatura  Plena  em  Ciências  Biológicas  pela  Universidade  Estadual do  Piauí,  UESPI,  Campus  Heróis do Jenipapo. 

Claucenira Bandeira da Silva, Universidade Estadual do Piauí

Doutorado em  Biotecnologia  pela  UFPI - Professora Substituta da UESPI Campus Heróis do Jenipapo - Campo Maior - PI, Brasil.

Ruth Raquel Soares de Farias, Universidade Estadual do Piauí

Doutorado em  Biotecnologia  pela  RENORBIO/UFPI - Professora Substituta da UESPI Campus Heróis do Jenipapo - Campo Maior - PI, Brasil.

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Publicado

2024-08-28

Como Citar

Aguiar, M. L. O. de, Batista, A. de S., Silva, D. S., Macedo, K. J. C., Paz, M. P. S., Silva, N. B. dos S., … Farias, R. R. S. de. (2024). APLICAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ESTRATÉGIA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CONTEÚDOS DE EMBRIOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3774–3783. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15387