JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14697Palavras-chave:
Metodologias Ativas. Divisões Celulares. Fases Embrionárias.Resumo
O ensino de Embriologia contém grande quantidade de termos técnicos que podem dificultar a compreensão das fases embrionárias. Em razão disso, a utilização de jogos didáticos e materiais visuais são uma alternativa para melhor compreensão das fases embrionárias. Para que isso aconteça, é preciso investigar e aplicar metodologias ativas de ensino, com ênfase na utilização de jogos didáticos e recursos visuais, com o intuito de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da embriologia. Dessa forma, para a aplicação efetiva, neste trabalho, os conteúdos foram divididos e apresentados em dois momentos distintos. No primeiro momento, optou-se pela elaboração de um quebra cabeça sobre as divisões celulares, enquanto no segundo aconteceu um jogo de tabuleiro com os temas “Espermatogênese” e “Oogênese”. Diante disso, a utilização de estratégias pedagógicas diferenciadas, como a elaboração de um quebra-cabeça e de um tabuleiro, demonstra um esforço estratégico para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e envolvente. Essas abordagens buscam não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também uma melhoria concreta na assimilação dos conteúdos propostos. Desse modo, por meio do aproveitamento estudantil, ficou evidente a importância dos jogos didáticos na hora da elaboração de uma atividade que abrange conteúdo e/ou termos mais complexos, com o fito de ser passada de modo simplificado para os alunos sendo, portanto, uma prática vantajosa na hora da fixação do conteúdo.
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