JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA

Autores

  • Thainara Ferreira da Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Susy Ellen Cardoso Vítor Universidade Federal do Piauí
  • Ellen Marques da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Natalia Alves Craveiro Universidade Federal do Piauí
  • Isamayra Thais da Silva Lemos Universidade Federal do Piauí
  • Gilson de Jesus Freitas Universidade Federal do Piauí
  • Andula Maria de Sousa Rosa Universidade Federal do Piauí
  • Claucenira Bandeira da Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Ruth Raquel Soares de Farias Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14697

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Divisões Celulares. Fases Embrionárias.

Resumo

O ensino de Embriologia contém grande quantidade de termos técnicos que podem dificultar a compreensão das fases embrionárias. Em razão disso, a utilização de jogos didáticos e materiais visuais são uma alternativa para melhor compreensão das fases embrionárias. Para que isso aconteça, é preciso investigar e aplicar metodologias ativas de ensino, com ênfase na utilização de jogos didáticos e recursos visuais, com o intuito de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da embriologia. Dessa forma, para a aplicação efetiva, neste trabalho, os conteúdos foram divididos e apresentados em dois momentos distintos. No primeiro momento, optou-se pela elaboração de um quebra cabeça sobre as divisões celulares, enquanto no segundo aconteceu um jogo de tabuleiro com os temas “Espermatogênese” e “Oogênese”. Diante disso, a utilização de estratégias pedagógicas diferenciadas, como a elaboração de um quebra-cabeça e de um tabuleiro, demonstra um esforço estratégico para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e envolvente. Essas abordagens buscam não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também uma melhoria concreta na assimilação dos conteúdos propostos. Desse modo, por meio do aproveitamento estudantil, ficou evidente a importância dos jogos didáticos na hora da elaboração de uma atividade que abrange conteúdo e/ou termos mais complexos, com o fito de ser passada de modo simplificado para os alunos sendo, portanto, uma prática vantajosa na hora da fixação do conteúdo.

 

Biografia do Autor

Thainara Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí, UESPI, Campus heróis do jenipapo.

Susy Ellen Cardoso Vítor, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí, UESPI, Campus heróis do jenipapo.

Ellen Marques da Silva, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí, UESPI , Campus heróis do jenipapo.  

Natalia Alves Craveiro, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí, UESPI, Campus heróis do jenipapo.

Isamayra Thais da Silva Lemos, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí, UESPI, Campus heróis do jenipapo.

Gilson de Jesus Freitas, Universidade Federal do Piauí

Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí, UESPI, Campus heróis do jenipapo.

Andula Maria de Sousa Rosa, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí, UESPI, Campus heróis do jenipapo.

Claucenira Bandeira da Silva, Universidade Estadual do Piauí

Doutorado em Biotecnologia pela UFPI- Professora substituta da Universidade Estadual do Piauí- Uespi- Campus Heróis do Jenipapo.

Ruth Raquel Soares de Farias, Universidade Estadual do Piauí

Doutorado em Biotecnologia pela UFPI- Professora substituta da Universidade Estadual do Piauí- Uespi- Campus Heróis do Jenipapo.

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

Silva, T. F. da, Vítor, S. E. C., Silva, E. M. da, Craveiro, N. A., Lemos, I. T. da S., Freitas, G. de J., … Farias, R. R. S. de. (2024). JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 4075–4087. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14697