JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14697Palabras clave:
Metodologias Ativas. Divisões Celulares. Fases Embrionárias.Resumen
O ensino de Embriologia contém grande quantidade de termos técnicos que podem dificultar a compreensão das fases embrionárias. Em razão disso, a utilização de jogos didáticos e materiais visuais são uma alternativa para melhor compreensão das fases embrionárias. Para que isso aconteça, é preciso investigar e aplicar metodologias ativas de ensino, com ênfase na utilização de jogos didáticos e recursos visuais, com o intuito de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da embriologia. Dessa forma, para a aplicação efetiva, neste trabalho, os conteúdos foram divididos e apresentados em dois momentos distintos. No primeiro momento, optou-se pela elaboração de um quebra cabeça sobre as divisões celulares, enquanto no segundo aconteceu um jogo de tabuleiro com os temas “Espermatogênese” e “Oogênese”. Diante disso, a utilização de estratégias pedagógicas diferenciadas, como a elaboração de um quebra-cabeça e de um tabuleiro, demonstra um esforço estratégico para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e envolvente. Essas abordagens buscam não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também uma melhoria concreta na assimilação dos conteúdos propostos. Desse modo, por meio do aproveitamento estudantil, ficou evidente a importância dos jogos didáticos na hora da elaboração de uma atividade que abrange conteúdo e/ou termos mais complexos, com o fito de ser passada de modo simplificado para os alunos sendo, portanto, uma prática vantajosa na hora da fixação do conteúdo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY