SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA, COM ÊNFASE NA FOTOSSÍNTESE – UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15643Palavras-chave:
Botanical Imperception. Processo fotossintético. Modelos didáticos.Resumo
Este artigo se refere a uma Revisão de Literatura, sobre sequências didáticas no ensino de Botânica, ao observar as dificuldades que essa área possui. Objetivou-se analisar sequências didáticas na área, destacando as práticas voltadas ao ensino da fotossíntese no Ensino Médio. Utilizou-se os portais BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior do Ministério da Educação) para efetuar pesquisas ligadas ao tema. Por meio de seis descritores e cinco combinações, foram exibidos 295 trabalhos, sendo excluídos 124, pois não apresentavam características sobre o tema. Observou-se que a ausência de práticas, e dinâmicas, além da complexidade das termologias científicas compõe as dificuldades na Botânica. A relevância do tema, e do uso de sequências didáticas, é identificada nas pesquisas, ao analisar resultados satisfatórios. Concluiu-se que o uso dessa metodologia contribui no ensino de Botânica, como no processo de fotossíntese, e facilita o entendimento dos alunos, de forma mais contextualizada e ampla. Contudo, foram encontrados apenas dois trabalhos ligados em específico a fotossíntese. Portanto, se faz necessário o uso de aulas inovadoras, como a construção de modelos e sequências didáticas para auxiliar no ensino, além de amenizar a impercepção botânica presente na maioria da população e discentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY