SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA, COM ÊNFASE NA FOTOSSÍNTESE – UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Maria Laura Lopes Silva Universidade Federal do Piauí
  • Claucenira Bandeira da Silva RENORBIO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15643

Palavras-chave:

Botanical Imperception. Processo fotossintético. Modelos didáticos.

Resumo

Este artigo se refere a uma Revisão de Literatura, sobre sequências didáticas no ensino de Botânica, ao observar as dificuldades que essa área possui. Objetivou-se analisar sequências didáticas na área, destacando as práticas voltadas ao ensino da fotossíntese no Ensino Médio. Utilizou-se os portais BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior do Ministério da Educação) para efetuar pesquisas ligadas ao tema. Por meio de seis descritores e cinco combinações, foram exibidos 295 trabalhos, sendo excluídos 124, pois não apresentavam características sobre o tema. Observou-se que a ausência de práticas, e dinâmicas, além da complexidade das termologias científicas compõe as dificuldades na Botânica. A relevância do tema, e do uso de sequências didáticas, é identificada nas pesquisas, ao analisar resultados satisfatórios. Concluiu-se que o uso dessa metodologia contribui no ensino de Botânica, como no processo de fotossíntese, e facilita o entendimento dos alunos, de forma mais contextualizada e ampla. Contudo, foram encontrados apenas dois trabalhos ligados em específico a fotossíntese. Portanto, se faz necessário o uso de aulas inovadoras, como a construção de modelos e sequências didáticas para auxiliar no ensino, além de amenizar a impercepção botânica presente na maioria da população e discentes.

Biografia do Autor

Maria Laura Lopes Silva, Universidade Federal do Piauí

Pós-graduanda da Especialização Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI/Campus Piripiri-Piauí-Brasil.  Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Claucenira Bandeira da Silva, RENORBIO

Doutora em Biotecnologia pela RENORBIO/UFPI, e professora substituta do IFPI/Campus Piripiri-Piauí-Brasil.

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

Silva, M. L. L., & Silva, C. B. da. (2024). SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA, COM ÊNFASE NA FOTOSSÍNTESE – UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 2090–2102. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15643